GESTÃO ESTRATÉGICA & FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v3i5.4729Resumen
Destaca-se a necessidade de se instaurar rupturas, exigidas pelo processo de formação de competências do pesquisador, que se fundamentam na construção do habitus científico e no desenvolvimento das potencialidades a ele inerentes. Ressalta-se o papel da gestão estratégica como suporte a tal dinâmica, instigada por uma visão inovadora e ao mesmo tempo empreendedora, capaz de produzir interesse em torno da pesquisa científica. Conclui-se, apontando a complexidade dos atos de pesquisar e de formar futuros pesquisadores, ao mesmo tempo em que se observa uma maior sintonia entre produção do campo intelectual e demandas sociais emergentes
Descargas
Citas
BOURDIEU, P. O poder simbólico. Lisboa: DIFEL, 1989.
______ Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 1990.
______ Résponses – pour une anthropologie réflexive. Paris: Seuil, 1992.
______ Razões práticas – sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 1996. Connexions – psychosociologie et sciences humaines (revue). Número temático sobre “Compétences professionnelles”, Paris, Érès, n.70, 1998. Conseil franco-québécois d’orientation pour la prospective et l’innovation em éducation. Écoles de demain? Delachaux et Niestle, 1977.
CROS, Françoise. L’innovation à l’école: forces et illusions. Paris: PUF, 1993, p.23.
DESAULNIERS, Julieta Beatriz Ramos (Org.). Formação, trabalho, competência – questões atuais. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1998. - Pesquisar é preciso, com que recursos. Revista Seminários em Revista, Blumenau, EDIFURB, v. 1, n. 3, mar. 1999. Dictionnaire de sociologie. Larousse, 1989.
FAGUER, Jean-Pierre, BALZS, Gabrielle. Uma nova forma de gerenciamento: a avaliação. Revista Veritas, Porto Alegre, EDIPUCRS, n. 42, jun. 1997.
GAZIER, A. Dictionnaire classique illustré. 41. ed. Paris: Armand Colin, 1920.
HASSENFORDER, Jean. L’innovation dans l’enseignement. Casterman, 1972.
HOOCK, Jochen, LEPETIT, Bernard. Histoire et programmation du nouveau. La ville et l’innovation. Paris: EHESS, 1987.
JAOUI, Hubert. La créativité mode d’emploi. Paris: ESF, Librairies Techniques, 1990.
LATOUR, Bruno. Le métier de chercheur – regard d’un anthropologue. Paris: Éditions INRA, 1995.
MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.
MUELLER, Rober K. L’entreprise et la gestion de l’innovation. Paris: Plubli-
Union, 1972. Nouveau dictionnaire illustré. 67. ed. Paris: Larousse, 1887.
TANGUY, Lucie, ROPÉ, Françoise. Saberes e competências. Campinas, SP: Papirus, 1997. (Trad.: Patrícia R. Chittoni; Revisão trad. Julieta B. R. Desaulniers).
TRÉPOS, Jean-Yves. Sociologie de la compétence professionnelle. Nancy: PUN, 1992, p. 13.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.