A INFLUÊNCIA DE UM PROGRAMA DE LEITURA NA TRANSFORMAÇÃO DAS CONDIÇÕES SOCIAIS DE APRENDIZAGEM NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v7i22.4228Resumen
Este artigo analisa a transformação das condições sociais de apropriação da leitura de crianças em condições de exclusão escolar, as quais foram nomeadas como crianças remanescentes (CR). Trata-se de uma pesquisaintervenção realizada por meio de um programa que convocou leitores da comunidade (LC) para o ensino da leitura na escola. Os resultados do estudo evidenciaram o papel pedagógico do Programa na transformação das condições sociais de apropriação da leitura, cuja função social da escola, para estes alunos, contemplou a apropriação de estratégias socioafetivas e culturais que por sua vez atuaram como condição essencial para que o ensino se efetivasse, implicando na apropriação de estratégias cognitivas e metacognitivas. O programa permitiu, assim, alterar as relações sociais, familiares e, sobretudo, escolares, nas quais essas crianças se inserem, tendo provocado mudanças na relação destes sujeitos consigo, com os outros e com o saber, o que caracteriza a sua educação propriamente dita via escolarizaçãoDescargas
Citas
ANDERSON, A. B.; TEALE, W. H. A lectoescrita como prática cultural. In: EMILI, Ferreiro; ALÁCIO, Margarita G. Os processos da leitura e escrita: Novas Perspectivas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987. dB’EhAisUtDoiOreIN e, nI .p Lreems iiènrtee raancntiéoens enseignante
BEAUDOIN, I. L s nt ractions enseignante-élèves lors de la lecture supérieures de l’Université Laval pour l’obtention du grade de maître ès arts (M. A.). Département de didactique, pysichopédagogie et technologie éducative. Programme de maîtrise en pyschopédagogie (adaptation scolaire). Faculté des Sciences de l’Ëducation. Université Laval: 1997.
CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Tradução de Bruno Magne. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
DAMASCENO, M. N. Tecendo a democracia na escola: outro olhar sobre a participação popular na prática pedagógica. Educação em Debate, v. 20, n. 36, 1998.
DAUDEN, A. T. B de C. A criança e o outro na construção escrita. São Paulo: Pancast, 1994.
FOUCAMBERT, J. A. Leitura em questão. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
LAVOIE, N. Les Parents et L’Apprentissage de L’Écriture. Thèse présentée à la Faculté des études supérieures de l’Université Laval pour l’obtention du grade de Philosophiae Doctor (Ph.D.). Département d’études sur l’enseignement et l’apprentissage. Faculté des Sciences de l’Éducation. Université Laval: Québec, 2000.
MOTA ROCHA, S. R. da. Leitores da comunidade e crianças lêem histórias : Programa de integração da criança remanescente à comunicação letrada. 2002. Tese (Doutorado em Educação Brasileira) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2002.
PENIN, S. Cotidiano e escola: a obra em construção. São Paulo: Cortez, 1989.
REGO, L. L. B. Literatura infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. São Paulo: FTD, 1988.rSiAsIqNuTe-LAURENT, L. et al. Programme d’intervention auprès des élèves à : une nouvelle option éducative. Montréal, Canadá: Gaetan Morin, 1995.
SCPEÓDSIITO, M. P. Redefinindo a participação popular na escola. In: Cadernos do , n. 19, 1989.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
SULLIVAN, M. Parents and schools. London: Scholastic, 1988.
ZALUAR, A.; LEAL, M. C. Educação: meio de erradicação da pobreza ou antídoto à violência? In: D’INCAO, M. A. (Org.). O Brasil não é mais aquele: mudanças sociais após a redemocratização. São Paulo: Cortez, 2001
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.