ESPAÇOS DIGITAIS PARA MELHOR APRENDIZAGEM

Autores/as

  • Christianne Coelho de Souza Reinish Coelho Universidade Federal de Santa Catarina
  • Francisco Antonio Pereira Fialho Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v7i22.4195

Resumen

Todos os mundos são mundos virtuais e todos os espaços são ciberespaços. Atualmente, a educação acontece em três diferentes tipos de espaço: o físico, o conceitual e o digital. A metáfora dos Sistemas Complexos Adaptativos – SCA – permite-nos entender e ampliar o conceito de agente para qualquer entidade ou ferramenta inteligente capaz de manter um diálogo que promova o aparecimento de emergências, isto é, uma nova configuração que compreende o sistema global composto pelos estudantes, professores, ambiente tecnológico e instituições, e que não pode ser explicado a partir das partes que compõem a ecologia do sistema cognitivo. Este artigo trata do estudo dos agentes e dos espaços envolvidos no processo de ensino e aprendizagem baseado na teoria dos SCA.

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Publicado

2007-07-17

Cómo citar

Coelho de Souza Reinish Coelho, C., & Pereira Fialho, F. A. (2007). ESPAÇOS DIGITAIS PARA MELHOR APRENDIZAGEM. Revista Diálogo Educacional, 7(22), 165–174. https://doi.org/10.7213/rde.v7i22.4195