MANEIRAS DE PENSAR O COTIDIANO COM MICHEL DE CERTEAU

Autores/as

  • Marília Claret Geraes Duran Universidade Metodista de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v7i22.4177

Resumen

Este artigo apresenta, no contexto das investigações que vêm ocorrendo no Grupo FormAção (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Educadores), a perspectiva do cotidiano escolar como uma das suas dimensões de análise em processos formativos de professores, considerando a importante contribuição de Certeau – do que ele chama “invenções cotidianas”. Analiso “paisagens em transição”, momentos de ruptura que se evidenciam no campo da formação de professores alfabetizadores, na perspectiva da proposta de organização da escola em ciclos. A análise, decorrente da problematização do caráter tático ou estratégico da política implantada, estará considerando as possibilidades ou não de os educadores e a comunidade correrem o risco de ensaios e erros, avanços e retrocessos, para somente assim encontrarem formulações que atendam às necessidades sentidas. Considerando tal perspectiva, problematizo práticas, criações e artes na escola, ouvindo a palavra de professoras, pensando a respeito de suas invenções, procurando evidenciar microdiferenças onde tantos outros apenas percebem uniformização e conformismo.

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Publicado

2007-07-17

Cómo citar

Geraes Duran, M. C. (2007). MANEIRAS DE PENSAR O COTIDIANO COM MICHEL DE CERTEAU. Revista Diálogo Educacional, 7(22), 115–128. https://doi.org/10.7213/rde.v7i22.4177