A FONOAUDIOLOGIA EDUCACIONAL E A ESCOLA: MUITO A FAZER, MUITO A PENSAR, MUITO A ESTUDAR

Autores/as

  • Ana Maria de Barros Küester Prof. Adjunto I da PUCPR. Mestre em Educação. Prof. Curso de Fonoaudiologia da PUCPR.
  • Vera Lúcia Casteleins Prof. Assistente I da PUCPR. Mestre em Educação. Prof. Curso de Pedagogia e Fonoaudiologia PUCPR.

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v2i4.3910

Resumen

A atuação do fonoaudiólogo, na Escola, exige uma reflexão urgente. Discutese o enfoque educacional da prevenção, no âmbito da Fonoaudiologia Educacional, enquanto se preocupa com a promoção da saúde. Propõe-se nova visão, em que o fonoaudiólogo, na Escola, atue preventivamente na educação, contribuindo para a eficiência do processo ensino-aprendizagem. Para tanto, aborda-se novo fazer.


Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BEHRENS, M. A. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Curitiba:

Champagnat, 1999.

BRASIL, Lei 9394 de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial, DF v. 134, nº 248.

DE ANDRADE, C. R. F. Fonoaudiologia preventiva. São Paulo: Lovise, 1996.

FERREIRA, L. P. (Org.) O Fonoaudiólogo e a escola. São Paulo: Summus Editorial, 1990.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro : Paz e Terra, 1975.

GIROTO, C. R. M. Perspectivas atuais da fonoaudiologia na escola. São Paulo: Plexus, 1999.

LAGROTTA, M. G. M.; CÉSAR, C. P. H. A. R. A Fonoaudiologia nas instituições. São Paulo: Lovise, 1997.

LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública. A pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1986.

SAVIANI, D. Escola e democracia. 6. ed., São Paulo: Cortez, 1985.

________________. Pedagogia histórico-crítica. Primeiras aproximações. São Paulo: Cortez, 1991

SILVA, S. A. I. Valores em educação. Petrópolis: Vozes, 1986.

MIZUKAMI, M. da G. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.

MORIN, E. A cabeça bem feita. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.

TOFFLER, A. A terceira onda. Rio de Janeiro: Record, 1995

ZORZI, J. L. Possibilidades de trabalho do fonoaudiólogo no âmbito escolareducacional. Jornal do Conselho Federal de Fonoaudiologia. Brasília, ano IV, n° 2, p.: 1417, julho 1999.

Publicado

2001-07-17

Cómo citar

de Barros Küester, A. M., & Casteleins, V. L. (2001). A FONOAUDIOLOGIA EDUCACIONAL E A ESCOLA: MUITO A FAZER, MUITO A PENSAR, MUITO A ESTUDAR. Revista Diálogo Educacional, 2(4), 129–138. https://doi.org/10.7213/rde.v2i4.3910

Número

Sección

Artigos