Currículo e infância: como temos recebido os recém-chegados ao mundo?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS11

Palabras clave:

Currículo, Infância, Convite, Transmissão

Resumen

Este artículo busca discutir el currículo en el ámbito educativo en sus vínculos con la infancia.. Toma la idea de Arendt sobre la relación entre el nacimiento y la renovación del mundo para reflexionar sobre las maneras en que recibimos a los niños en la escuela hoy. Problematiza los modos de producción de la infancia contemporánea en la escuela, que se centran cada vez más en ocupar el tiempo de los niños y ofrecerles poco del mundo, empobreciendo sus experiencias. Por lo tanto, se atreve a conjeturar un currículo que produzca tiempos, espacios y relaciones más dignos para los niños. En una discusión inicial, analiza la recepción de los recién llegados al mundo, reflexionando sobre los significados y las bellezas que ofrece el currículo a la infancia actual. Continúa discutiendo la posibilidad de un currículo que busque liderar sin guiar y concluye la discusión con una pregunta sobre el currículo: ¿es este un modo de producción o una invitación?

Palabras clave: Currículo. Infancia. Invitación. Transmisión.

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Biografía del autor/a

Gabriela Venturini, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Doutora no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) com bolsa Capes/Proex (Programa de Excelência Acadêmica) Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Especialista em Neurocognição e Aprendizagem e em Neuropsicopedagogia. Graduada em Pedagogia pela Universidade La Salle. Curso Normal (Magistério). Pesquisadora no Projeto Socio Ambiental Unisinos/Petrobrás "EDUCAR PARA CRESCER: UMA ABORDAGEM TRANSVERSAL ENTRE DIREITOS HUMANOS, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE". Professora do curso de Pedagogia e de Psicologia da Universidade LaSalle Canoas. Revisora de periódicos na Revista Olhar de Professor, na Childhood and Philosofy e na revista Educación y Ciencia da Universidade Pedagógica y Tecnológica da Colômbia. Trabalha com formação de professores e com assessoria pedagógica para escolas e secretarias de Educação. Participa do grupo de Estudos Carcarás: Grupo de Estudo e Pesquisa entre Educação Filosófica, Escrita e Leitura. Atua principalmente nos temas: Educação Infantil; Desenvolvimento Infantil, Infâncias; Filosofia com crianças; Infâncias, Práticas Escolares; Alfabetização; Letramento e Formação de professores

Maria Alice Gouvêa Campesato, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Doutora em Educação (Unisinos). Bolsista Capes-Print, com Estágio Doutoral na Universidade de Lisboa, Portugal (2020). Mestre em Gestão Educacional (Unisinos). Professora no Mestrado Profissional em Gestão Educacional, na Linha de Pesquisa Gestão Escolar e Universitária (Unisinos). Integra o Grupo de Pesquisa Carcarás: Grupo de Estudo e Pesquisa entre Educação Filosófica, Escrita e Leitura. Pesquisadora nas áreas de História e Filosofia da Educação, atuando, principalmente, nos temas: tempo; atenção; formação docente; práticas pedagógicas; escrita e leitura; inovação e processos de subjetivação na Educação. Foi professora colaboradora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Especial Inclusiva e o Atendimento Educacional Especializado UNISINOS. Integrou a Equipe Técnico-Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre (SMED/PoA). Foi coordenadora do Ensino Fundamental da Rede Pública do município de Porto Alegre; atuo como conselheira no Conselho Municipal de Educação de Porto Alegre. Atuosa como professora de História e de Língua Portuguesa nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Coordenou projetos culturais e implementou o Programa Mais Educação em escola de Educação Básica. Possui Graduação em Letras, com habilitação nas Línguas Portuguesa e Inglesa e respectivas literaturas (FAPA), Graduação em História e Especialização em História do Brasil (FAPA). Foi vencedora do 1º Prêmio RBS de Educação na categoria Escola Pública. É professora do Centro Municipal de Educação dos Trabalhadores Paulo Freire.

Elisandro Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutor em Educação [Unisinos]; Mestre em Saúde Coletiva [UFRGS]; com Residência Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva [UFRGS]; Especialista em Educação em Saúde Mental Coletiva [UFRGS]; Especialista em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação [UFSM]; Pedagogo. Professor Adjunto da Departamento de Estudos Básicos da Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul [DEBAS/FACED/UFRGS]. Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul [PPGEDU/UFRGS]. Professor e Pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Tecnologias para o Sistema Único de Saúde (SUS) do Grupo Hospitalar Conceição. Vice Líder do Grupo de Pesquisa Narrativas em Saúde [GHC] e do Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas em Saúde [GEPPPS-GHC]. Integrante do Núcleo de Pesquisa em Psicanálise, Educação e Cultura - NUPPEC, Eixo 2 - Psicanálise, Educação e Cultura. Possui experiência na área da Educação e da Saúde Coletiva com ênfase nos seguintes temas: Educação em Saúde; Educação na Saúde; Saúde e Educação; Escrever na Saúde; Escrita; Montagem da Escrita e do Pensamento em Educação e Saúde; Tecnologias educacionais em educação em saúde; Processos pedagógicos em educação em saúde; Educação Inclusiva

Publicado

2025-12-10

Cómo citar

Venturini, G., Campesato, M. A. G., & Rodrigues, E. (2025). Currículo e infância: como temos recebido os recém-chegados ao mundo?. Revista Diálogo Educacional, 25(87), 1935–1948. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS11