Direitos humanos, vulnerabilidade social e personalidade em pessoas com altas capacidades no contexto espanhol

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.DS05

Palabras clave:

Educação Especial, Altas capacidades, Direitos humanos, Personalidade, Vulnerabilidade social

Resumen

Esta pesquisa objetivou analisar os traços de personalidade e vulnerabilidade social em pessoas adultas com altas capacidades na Espanha e refletir sobre essas variáveis sob a perspectiva dos direitos humanos. Contou com a participação de 231 pessoas com altas capacidades residentes na Espanha. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados um questionário que solicitava informações de caracterização e sobre situações de vulnerabilidade social e o Questionário Breve de Personalidade, ambos aplicados via Google Forms e analisados quantitativamente. Os resultados apontaram que 139 participantes (60,17%) experienciaram situação de vulnerabilidade, na maioria envolvendo algum tipo de violência. Em relação à personalidade, a análise com base nos gêneros masculino e feminino revelou diferença estatisticamente significativa, com maior incidência de situações de vulnerabilidade sobre as mulheres com altas capacidades em relação aos homens. Por sua vez, a vivência ou não de situações de vulnerabilidade teve implicações sobre a personalidade, havendo diferença estatisticamente significativa em relação à dimensão neuroticismo, cuja presença é mais forte nas pessoas que passaram por situações de vulnerabilidade. Discute-se a relação entre vulnerabilidade e o traço de personalidade neuroticismo, salientando-se a necessidade da garantia dos direitos econômicos, sociais e culturais para a concretização do pleno desenvolvimento enquanto um direito humano.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Traducciones de este artículo.

Biografía del autor/a

Bárbara Amaral Martins, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), com Pós-Doutorado em Psicologia pela Universidad de La Laguna, Espanha. Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Amanda Rodrigues de Souza, Universidad Internacional de Valencia (VIU)

Pós-doutora em Psicologia pela Universidad de La Laguna (ULL). Professora da Universidad Internacional de Valencia (VIU), Valencia – Espanha. 

África Borges, Universidad de La Laguna

Professora catedrática em Psicologia na Universidad de La Laguna (ULL).

Publicado

2025-09-11

Cómo citar

Martins, B. A., Souza, A. R. de, & Borges, África. (2025). Direitos humanos, vulnerabilidade social e personalidade em pessoas com altas capacidades no contexto espanhol. Revista Diálogo Educacional, 25(86), 1159–1172. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.DS05