“O Coco chegou!”

brincando o coco alagoano com crianças pequenas em contexto de educação infantil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.AO03

Resumen

O coco é uma manifestação de tradição cultural que apresenta íntima ligação entre a música, a dança e a poesia e é qualificada como brincadeira popular por seus representantes. Está muito presente em vários estados do Nordeste e se configura como patrimônio cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O artigo descreve e analisa a prática dessa manifestação cultural em um Centro de Educação Infantil (CMEI) do Município de Maceió, AL conduzido por um Mestre de tradição e sua esposa com crianças de 3 a 5 anos. O foco recai sobre: o contexto histórico dessa manifestação cultural, abrangendo valores atribuídos e função social no passado e presente; os elementos artísticos, estéticos e históricos do coco praticado no contexto do referido CMEI; e as respostas e os sentidos atribuídos pelas crianças envolvidas na brincadeira do coco.

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Traducciones de este artículo.

Biografía del autor/a

Lenira Haddad, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutora em Educação pela Universidade São Paulo (USP), Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (PPGE/UFAL). Professora titular aposentada do Centro de Educação da UFAL. Líder do Grupo de Pesquisa Educação Infantil e Desenvolvimento Humano (GPEIDH).

Miraíra Noal Manfroi, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutora em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Professora visitante do Instituto de Educação Física e Esporte da UFAL, professora do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF/UFAL).

Publicado

2025-12-10

Cómo citar

Haddad, L., & Manfroi, M. N. (2025). “O Coco chegou!”: brincando o coco alagoano com crianças pequenas em contexto de educação infantil. Revista Diálogo Educacional, 25(87), 2294–2314. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.AO03