As histórias de vida nas pesquisas sobre professores de Química
um estado da questão
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.AO07Palabras clave:
Formação de professores, Histórias de vida, Educação QuímicaResumen
As histórias de vida como modo de fazer pesquisa têm contribuído com o rompimento de concepções positivistas na pesquisa sobre/com professores, ressignificando o que vivenciaram. Assim, este estudo buscou construir um Estado da Questão sobre pesquisas que abordam as histórias de vida de professores de Química, valendo-se de artigos, teses e dissertações em quatro fontes de consulta. Dos 1.296 resultados iniciais, foram selecionadas apenas 11 produções científicas, agrupadas em três categorias analíticas, que revelaram o potencial investigativo e formativo desses estudos. A maioria dos estudos é recente, a partir de 2020, prevalecendo as investigações sobre as histórias de vida de professores de Química da Educação Básica ou de estudantes da Licenciatura em Química, com foco na construção de suas identidades profissionais e seus saberes-fazeres docentes. Os estudos convergem quanto as potencialidades das histórias de vida para uma compreensão de si e do outro, na qual as dimensões pessoal e profissional são indissociáveis.
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