As histórias de vida nas pesquisas sobre professores de Química

um estado da questão

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.AO07

Palabras clave:

Formação de professores, Histórias de vida, Educação Química

Resumen

As histórias de vida como modo de fazer pesquisa têm contribuído com o rompimento de concepções positivistas na pesquisa sobre/com professores, ressignificando o que vivenciaram. Assim, este estudo buscou construir um Estado da Questão sobre pesquisas que abordam as histórias de vida de professores de Química, valendo-se de artigos, teses e dissertações em quatro fontes de consulta. Dos 1.296 resultados iniciais, foram selecionadas apenas 11 produções científicas, agrupadas em três categorias analíticas, que revelaram o potencial investigativo e formativo desses estudos. A maioria dos estudos é recente, a partir de 2020, prevalecendo as investigações sobre as histórias de vida de professores de Química da Educação Básica ou de estudantes da Licenciatura em Química, com foco na construção de suas identidades profissionais e seus saberes-fazeres docentes. Os estudos convergem quanto as potencialidades das histórias de vida para uma compreensão de si e do outro, na qual as dimensões pessoal e profissional são indissociáveis.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Traducciones de este artículo.

Biografía del autor/a

Wanderson Diogo Andrade da Silva, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor colaborador do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Ouro Preto (MPEC-UFOP) e do Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Viçosa (MPECM-UFV). Doutor em Educação (UFMG), mestre em Educação (UFC), licenciado em Química (IFCE) e Pedagogia (UNINTER).

Luciana Rodrigues Leite, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE), Mestre em Educação pela UECE, Especialista em Metodologia do Ensino em Biologia e Química e em coordenação pedagógica pela Universidade Federal do Ceará - UFC; Licenciada em Química pela Faculdade de Educação de Crateús (FAEC/UECE). Professora Adjunta do curso de Química da Universidade Estadual do Ceará, no campus da Faculdade de Educação e Ciências Integradas de Crateús (FAEC), e pesquisadora, compondo o Grupo de Pesquisa Educação e Ciências da Natureza (UECE) e o Grupo de Estudos e Pesquisa (Auto)biográfica (GEPAS), desenvolvendo investigações na área de Ensino de Ciências e Química, com interesse nas seguintes linhas de pesquisa: formação de professores; estágio supervisionado e narrativas (auto)biográficas.

Publicado

2025-09-11

Cómo citar

Silva, W. D. A. da, & Leite, L. R. (2025). As histórias de vida nas pesquisas sobre professores de Química: um estado da questão. Revista Diálogo Educacional, 25(86), 1551–1566. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.AO07