A ESCOLA NOVA NO PARANÁ: AVANÇOS E CONTRADIÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v5i14.7355Abstract
A matéria que motivou este trabalho diz respeito à influência da Pedagogia da Escola Nova na formação dos professores no Paraná e ao resgate de aspectos que foram ignorados ou não suficientemente estudados, mas que poderiam ser importantes para explicar o “entusiasmo pela educação e o otimismo pedagógico” (Nagle, 2001) do período. Os objetivos da pesquisa referiram-se ao estudo da maneira como esta concepção foi praticada nos meios educacionais do Paraná e das ações pedagógicas correspondentes; à identificação da formação de professores sob esta vertente de educação nos vários níveis de desempenho; e à percepção da validade, ainda hoje, de princípios, metodologias, técnicas e formas de promover a relação professoraluno. O apelo a fontes documentais existentes no Arquivo Público do Paraná, na Biblioteca Pública, no Instituto de Educação de Paraná, foram passos iniciais na aproximação do tema. Na segunda fase do trabalho, quando se verificou como os cursos de Pedagogia foram influenciados pelo declínio da Escola Nova, os documentos existentes na Universidade do Paraná e na Faculdade Católica foram investigados. A análise da informação coletada foi baseada em autores como Azevedo (1996), Lourenço Filho (1953), (1963); Pestalozzi (1928), Decroly (1929). A legislação educacional do Brasil e do Paraná também foi evocada. Da análise da fala dos professores entrevistados surgiram categorias que, comparadas a dados obtidos nas fontes documentais, apontaram para resultados que fizeram possível a discussão da concepção de Escola Nova da maneira como se acomodou no Paraná. Porém, a pesquisa em cursos de Pedagogia que deveria, a priori, confirmar as orientações dadas em cursos de formação de professores em nível médio e primário, não confirmou tal hipótese. Em síntese, concluiu-se que a Pedagogia da Escola Nova, no Paraná, sofreu transformações que foram ditadas não só por meio de políticas internacionais e nacionais, mas também pela cultura escolar que a adaptou de acordo com as necessidades do meio; muitas vezes, práticas escolares eram inovadoras, mas aconteceram em uma camada social conservadora que limitou sua plena implantação.Downloads
References
CARVALHO, M. M. C. de. A escola e a República. São Paulo, SP: Brasiliense, 1989. (Coleção Tudo é História, v. 127).
CIAVATTA, M. O mundo do trabalho em imagens. Rio de Janeiro, RJ: DP&A, 2002.
IANNI, O. Estado e capitalismo. São Paulo, SP: Brasiliense,1989
MIGUEL, M. E. B. A formação do professor e a organização social do trabalho. Curitiba: Ed. UFPR,1997.
______. A Pedagogia da escola nova na formação do professor primário paranaense: início, consolidação e expansão do movimento. 1992. (Tese de Doutorado) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, 1992.
______. VIEIRA, A. M. D. P. Pedagogia da escola nova e o tecnicismo na formação do professor. In: INTERNATIONAL STANDING CONFERENCE FOR THE HISTORY OF EDUCATION: ISCHE, 25., São Paulo, 2003. Proceedings… São Paulo, SP, 2003.
NAGLE, J. Educação e sociedade na primeira república. Rio de Janeiro, RJ: DP&A, 2001.
WACHOWICZ, R. C. Universidade do mate: História da UFPR. Curitiba: Ed. UFPR,1983.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.