Mediações da formação do professor pesquisador nos Endipes da década de 1980
DOI:
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7208Abstract
Este artigo objetiva investigar o debate sobre a formação do professor pesquisador na produção científica do IV, V e VI Encontros Nacionais de Didática e Prática de Ensino (Endipes), realizados na década de 1980, de modo a apreender e sistematizar conceitos, argumentos,
hipóteses e implicações por meio dos quais se constitui a relação pesquisa, formação do professor e prática pedagógica. Orienta-se pela pesquisa documental bibliográfica que reconhece o status político e epistemológico dos documentos, pois eles estabelecem a relação
entre discursos e práticas no campo da educação. Indica como fundamental a discussão sobre o conceito, o papel e a importância da pesquisa. Pelos e nos Endipes, o debate sobre a formação do professor-pesquisador progrediu e fortaleceu-se, incorporando-se no fazer a formação e a prática do professor, como um movimento em construção, progredindo e fortalecendo os próprios Endipes como campo de expressão de vastas experiências na área científica da educação.
Downloads
References
ALMEIDA, C. M. de C. A pesquisa como instrumento de formação do professor de educação artística. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 5., 1989, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 1989.
ALMEIDA, M. J. P. M. de. Pesquisa e metodologia no ensino de física: uma reflexão. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 5., 1989, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 1989.
ANDRÉ, M. E. D. A. de. Em busca de uma didática fundamental. In: CANDAU, V. M. (Org.). Rumo a uma nova didática. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 1995a. p. 147-156.
ANDRÉ, M. E. D. A. de. A pesquisa na didática e na prática de ensino. In: CANDAU, V. M. (Org.). Rumo a uma nova didática. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 1995b. p. 169-179.
ANDRÉ, M. E. D. A. de. A pesquisa sobre formação de professores no Brasil: 1990-1998. In: CANDAU, V. M. (Org.). Ensinar e aprender: sujeitos, saberes e pesquisa. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. p. 83-89.
ANDRÉ, M. E. D. A. de (Org.). Formação de professores no Brasil (1990-1998). Brasília: MEC; INEP; COMPED, 2002.
AZEVEDO, L.; ALVES, M. de F. C. Melhoria da qualidade do ensino de 1º grau. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 4., 1987, Recife. Programa... Recife, 1987. p. 101.
BALZAN, N. C. A pesquisa em didática: realidade e proposta. In: CANDAU, V. M. (Org.). A didática em questão. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 1985. p. 81-101.
BALZAN, N. C. A didática e a questão da qualidade do ensino superior. Cadernos CEDES, n. 22, p. 53-66, 1988.
BRANDÃO, Z. A pesquisa em educação e o impacto do crescimento da pós-graduação no Brasil. Em Aberto, v. 5, n. 31, p. 25-30, ago./set., 1986.
BRASIL. Lei n. 5.540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Legislativo, Brasília, DF, 28 nov. 1968. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5540.htm>. Acesso em: 23 jul. 2010.
BRZEZINSKI, I.; GARRIDO E. Formação de profissionais da educação (1997-2002). Brasília: Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006. Disponível em: <http://www.publicacoes.inep.gov.br/arquivos/%7BE7938201-82644C4699359B88283020F%7D_MIOLO_ESTADO%20DO%20CONHECIMENTO%20Nº%2010.pdf>Acesso em: 20 mar. 2011.
CANDAU, V. M. (Org.). A didática em questão. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 1985.
CARVALHO, J. M.; SIMÕES, R. H. S. O que dizem os periódicos brasileiros sobre formação e práxis dos professores (1990-1997). In: ANDRÉ, M. E. D. A. de (Org.). Formação de professores no Brasil (1990-1998). Brasília: MEC; Inep; Comped, 2002. p. 157-299.
CERTEAU, M. de. A invenção do cotidiano I: artes de fazer. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
CHAUÍ, M. A universidade em ruínas. In: TRINDADE, H. (Org.). Universidade em ruínas na república dos professores. 2. ed. Vozes: Petrópolis; CIPEDES: Porto Alegre, 2000. p. 211-222.
COLLET, H. G. Experiência de aplicação de pressupostos teóricos do ensino de adultos à prática pedagógica com vistas à sua transformação. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 4., 1987, Recife. Anais... Recife: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 1987.
FELDENS, M. das G. F. A pesquisa em educação na formação de professores. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 5., 1989, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 1989.
FREITAS NETO, G. C. de. et al. Implementação do laboratório de ensino e aprendizagem de matemática e ciências físicas e biológicas. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 4., 1987, Recife. Anais... Recife: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 1987.
GINZBURG, C. Sinais: raízes de um paradigma indiciário. In: GINZBURG, C. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. p. 43-79.
GIOVANNI, L. M. A prática pedagógica das séries iniciais do 1º grau: origem e destinação de pesquisas educacionais feitas na universidade. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 5., 1989, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 1989.
GOERGEN, P. A pesquisa educacional no Brasil: dificuldades, avanços e perspectivas. Em Aberto, ano 5, n. 31, p. 1-17, ago./set. 1986.
LEME, D. M. et al. Licenciatura em Ciências Sociais: a contribuição da pesquisa para a formação do futuro professor. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 4., 1987, Recife. Anais... Recife: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 1987. p. 72.
LÜDKE, M. Novos enfoques da pesquisa em didática. In: CANDAU, V. M. (Org.). A didática em questão. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 1985. p. 68-80. LÜDKE, M. Combinando pesquisa e prática no trabalho e na formação de professores. Revista da Associação Nacional de Educação, v. 12, n. 19, p. 31-37, 1993.
MARQUES, E. A. et al. Ensino e pesquisa na universidade: questão de lei ou de visão de mundo? Cadernos de Pesquisa, n. 69, p. 5-16, 1989.
MEDIANO, Z. D. A formação do professor de prática de ensino. Educação & Sociedade, v. 6, n. 17, p. 138-148, 1984.
MIRANDA, H. S. Didática e prática de ensino do 2º grau: relato de um estudo exploratório. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 4., 1987, Recife. Anais... Recife: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 1987. p. 63.
MOROSINI, M. C. A produção da pesquisa frente à produção do ensino na universidade. Cadernos de Sociologia, v. 8, p. 101-126, 1998.
NADAI, E.; BITTENCOURT, C. M. F. A prática de ensino e a pesquisa: a noção de tempo histórico e a prática pedagógica no primeiro grau. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 4., 1987, Recife. Anais... Recife: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 1987. p. 26.
NEVES, C. E. B. Universidade e a institucionalização da pesquisa: reflexões sobre uma experiência. Cadernos de Sociologia, v. 8, p. 127-159, 1998.
PAOLI, N. J. O princípio da indissociabilidade do ensino e da pesquisa. Cadernos CEDES, n. 22, p. 27-52, 1988.
PASSOS, L. F. et al. A construção coletiva de um projeto de pesquisa sobre didática e prática de ensino. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 5., 1989, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 1989.
PEIXOTO, M. do C. de L. Política de ciência tecnologia e formação do pesquisador. Cadernos de Sociologia, v. 8, p. 45-67, 1998.
PEREIRA, J. E. D. Formação de professores: pesquisas, representações e poder. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
PIMENTA, S. G. A pesquisa em didática: 1996 a 1999. In: CANDAU, V. M. (Org.). Didática, currículo e saberes escolares. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. p. 78-106.
SEGENREICH, S. C. D. Relação ensino e pesquisa: políticas públicas e realidade institucional. In: SGUISSARDI, V.; SILVA Jr., J. dos R. (Org.). Educação superior: análises e perspectivas de pesquisa. São Paulo: Xamã, 2001. p. 187-212.
SOBRINHO, J. D. Avaliação da educação superior: valores republicanos, conhecimento para a emancipação, igualdade de condições e inclusão social. 2003. Disponível em: . Acesso em: 21 abr. 2004.
SOBRINHO, J. D. O ensino de graduação e a pesquisa: construção e reconstrução do conhecimento e sociedade. Avaliação, v. 3, n. 3, p. 21-30, 1998.
TEIXEIRA, F. R. A prática de pesquisa na disciplina programa de saúde para o curso de formação do magistério: nível 2º grau. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 4., 1987, Recife. Anais... Recife: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 1987. p. 45.
WARDE, M. O papel da pesquisa na pós-graduação em educação. Cadernos de Pesquisa, n. 73, p. 3-7, 1990.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.