SABERES DOCENTES E PROCESSOS FORMATIVOS
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v2i3.3499Abstract
Este artigo objetiva discutir a formação do professor universitário, a partir de uma reflexão sobre a natureza e as características dos saberes docentes. Ao focalizar a pluralidade desses saberes, destacou-se o eixo estruturante dessa formação - os saberes da experiência- e a necessidade de uma formação pedagógica que supere o modelo de racionalidade técnica e investigue as relações de poder envolvidas nesses saberes, identificando, na práxis docente, os limites e as possibilidades da profissionalização docente frente ao papel da universidade e o atual projeto educacional brasileiro.Downloads
References
CARR, W. e KEMMIS, S. Teoría crítica de la enseñanza : la investigaciónaçción en la formación del profesorado. Barcelona: Martinez Roca, 1988.
CANDAU, V. M.( Org.). A Didática em questão. Petrópolis, Vozes, 1984.
CHEVALLARD, Y . La transposition didactique: du savoir savant au savoir
enseigné. Grenoble, La Pensée Sauvage, 1985.
CUNHA, M. I. e LEITE, D.B.C. Decisões pedagógicas e estruturas de poder na universidade. Campinas/SP: Papirus, 1996.
DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. 4ª ed. São Paulo:
Cortez, Brasília, DF: MEC: UNESCO, 2000.
GARCÍA, C. M. Formación del profesorado para el cambio educativo.
Barcelona, PPU S. A ., 1994.
GOMEZ, Angel I.Pérez. «A formação de professores: novas perpectivas baseadas na investigação sobre o pensamento do professor». In: NÓVOA, A . (Coord). Os professores e sua formação. Lisboa, Dom Quixote, 1992, pp. 93- 114.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS . Diretoria de Informações e Estatísticas Educacionais ( Inep/MEC/Seec) . Censo do Ensino Superior. 1998: Brasília: Inep, 1999. http://www.inep.gov.br
NÓVOA, A . (Coord. ). Os professores e sua formação. Lisboa, Dom Quixote, 1992.
PERRENOUD, PH. La formation des enseignants entre théorie et pratique.
Paris: Éditions L’Harmattan, 1994.
______. Práticas Pedagógicas, Profissão Docente e Formação: perspectivas sociológicas. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1993.
______. Pédagogie differenciée: des intentions à l’ action . Paris: ESF Éditeur, 1997.
PIMENTA, S. G. ( Org.). Didática e formação de professores: percursos e
perspectivas no Brasil e em Portugal. São Paulo: Cortez, 1997.
TARDIF, M. “Os professores face ao saber: esboço de uma problemática do saber docente”. In: Teoria e Educação , n. 4, Porto Alegre: Pannonica, 1991, p. 215- 233.
_______. “ Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários”. Quebec, CRIFPE 1999.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.