Cinema, teatro, criatividade: metodologias ativas na formação discente do PIBID Pedagogia-UFV
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.052.AO08Palavras-chave:
Cinema, Teatro, Educação, Pibid, PedagogiaResumo
O presente trabalho é resultado das reflexões suscitadas a partir de um curso intitulado “Cinema, Teatro e Criatividade: experiências possíveis para reinvenções na escola”, oferecido para 20 estudantes bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, vinculado ao curso de Pedagogia da Universidade Federal de Viçosa - UFV. O curso contemplou os objetivos de: refletir sobre o encontro do cinema e do teatro com a educação, problematizando a sua utilização nas escolas; ampliar o contato das estagiárias do PIBID com experiências relacionadas ao cinema e às artes cênicas; e desenvolver atividades práticas para o trabalho com cinema e jogos teatrais na sala de aula. Foram ao todo dez encontros que, em conjunto, abarcaram atividades prático-teóricas envolvendo jogos e improvisações teatrais, brinquedos ópticos, exibição de filmes de curta metragem, produção de vídeos, contação de histórias, visita ao Museu da Comunicação da UFV, reflexões sobre a atuação profissional na sala de aula e relatos e trocas de experiências. Em todos os encontros, buscou-se estimular o protagonismo das estagiárias em relação às ações desenvolvidas por elas nas escolas com a apropriação das atividades de cinema e teatro realizadas no curso. Os impactos deste foram avaliados a partir de relatórios mensais nos quais as pibidianas apresentavam o que observaram e realizaram na atuação nas escolas. Acreditamos que o curso cumpriu o seu objetivo de fomentar novas experiências educativas que fossem inspiradoras para a prática das pibidianas de Pedagogia em atuação nas escolas básicas do ensino fundamental, hoje e no futuro.Downloads
Referências
BARBERO, Jesus Martin. Disseminação do saber e novos modos de ver/ler. In ______. Os Exercícios do Ver. São Paulo: Editora SENAC, 2001
BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino de arte. São Paulo: Editora Perspectiva, 2012.
BERGALA, A. A hipótese-cinema. Rio de Janeiro: Booklink; CINEAD-LISE-FE/UFRJ, 2008. Disponível em: <https://www.scribd.com/doc/188001927/BERGALA-Alain-A-Hipotese-Cinema>. Acesso em 20 de junho de 2016.
BOAL, Augusto. A Estética do Oprimido. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.
______. Teatro do Oprimido e outras poéticas políticas. 7ª ed. revista e ampliada. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.
______. Jogos para atores e não atores. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1998.
BONDÍA, Jorge Larossa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, jan/abr 2002, p. 20-28.
CANDA, C. N. e BATISTA, C. M. P. Qual o lugar da arte no currículo escolar? Revista Científica/FAP, Curitiba, v.4, n.2 p.107-119, jul./dez. 2009.
FREIRE, João Batista. Uma pedagogia lúdica. In: ARANTES, Valéria Amorim (org). Humor e alegria na educação. São Paulo: Summus, 2006
FRESQUET, Adriana. Cinema e educação: reflexões e experiencias com professores e estudantes de educação básica, dentro e “fora” da escola. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
JUSTO, Jose Sterza. Escola no epicentro da crise social. In: LA TAILLE, Yves de. Indisciplina/disciplina: ética, moral e ação do professor. Porto Alegre: Mediação, 2005.
LEAL, Antônio. Teatro na Escola: da clausura à libertação. GARCIA, Regina Leite (Org.). Múltiplas linguagens na Escola. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2000.
MÁRQUEZ, Rosa Luisa. A saltos: el juego como disciplina teatral. Porto Rico: Ediciones Cuicaloca, 1996.
TEIXEIRA, Inês. LOPES, José Miguel. A escola vai ao cinema. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
PEREIRA, O. A. Pedagogia de Projetos. Revista de pesquisa científica – Fatea. Janus, Lorena, ano 1, no 1, 2o semestre de 2004.
PIBID. Apresentação MEC. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pibid. Acesso em 12 set. 2016.
SANCTUM, Flávio. A Estética de Boal: odisséia pelos sentidos. Rio de Janeiro: Multifoco, 2012.
SPOLIN, Viola. Jogos Teatrais na sala de aula: um manual para o professor. Tradução: Ingrid Dormien Koudela. São Paulo: Perspectiva, 2007.
TARDIF, M.; LESSARD, C.; LAHAYE, L. Esboço de uma problemática do saber docente. Revista Teoria & Educação.Porto Alegre, n. 4, p. 215-234,1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.