Parceria universidade e escola no estágio curricular: um processo em constituição
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.052.AO07Resumo
O presente trabalho concentra-se em discutir o estágio curricular na formação inicial de professores dos anos inicias do ensino fundamental, focalizando a constituição de uma relação de parceria entre universidade e escola. Buscamos como objetivos identificar o compromisso da escola na formação inicial de professores e demonstrar as possibilidades de um processo de construção da parceria entre universidade e escola. A investigação longitudinal (2010-2015) que envolve dados de duas pesquisas (mestrado e doutorado), de natureza qualitativa, ocorreu no curso de Licenciatura em Pedagogia da Unesp-Rio Claro. Contou com a colaboração de seis escolas e o envolvimento de professores, diretor e coordenadores, bem como a participação da professora supervisora da universidade responsável pelos estágios. A coleta de dados foi realizada em duas etapas: na primeira foram realizadas observações e entrevistas individuais semiestruturadas e; no segundo momento realizamos grupos focais com os participantes. Os dados foram organizados e apresentados em dois eixos temáticos: o compromisso das escolas na formação dos futuros professores e; o processo de constituição de uma parceria. Pudemos perceber o movimento de construção da parceria entre universidade e escola e as necessidades pontuadas por cada uma das instituições. Verificamos que a escola, à sua maneira, recepciona e é aberta aos estagiários, solicitam um trabalho em parceria, mas nem sempre são incluídas intencionalmente no processo. Foi possível perceber que há uma transição entre a parceria de serviço e a parceria de reciprocidade. Sendo assim, com a colaboração dos participantes, criamos dois dispositivos de formação que pudessem incluir a escola e a universidade de maneira formal no acompanhamento dos estagiários. Tais dispositivos contribuem para a o processo de profissionalização docente na medida em que possibilita aos atores papéis formais, intencionais, sistematizados e horizontais na formação de seus pares.
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