Reflexões de professores participantes em um Curso de Pedagogia Universitária

Autores

  • Adriana Kátia Corrêa Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
  • Alma Blásida Concepcion Eliazur Benitez Catirse Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
  • Edson Garcia Soares Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
  • Glaucia Maria Silva Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
  • Maria Conceição Bernardo de Mello e Souza Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
  • Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
  • Noeli Prestes Padilha Rivas Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
  • Yassuko Iamamoto Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.052.AO02

Resumo

Este artigo analisa a formação de professores universitários, no contexto da pesquisa Curso Pedagogia Universitária: os professores e sua prática pedagógica desenvolvida pelo Grupo de Apoio Pedagógico do Campus USP-Ribeirão Preto/Universidade de São Paulo – Brasil – (GAPRP). Trata de pesquisa descritivo-exploratória, de natureza qualitativa que se propõe a analisar as reflexões de professores, participantes do I e II Curso de Pedagogia Universitária realizado em Ribeirão Preto em 2008 e 2009, acerca de sua prática pedagógica. Os dados revelam que as reflexões desses professores contemplam a revisitação de suas práticas pedagógicas, os limites contextuais e administrativos e a gestão do projeto político pedagógico com possibilidades de mudanças. Evidenciam-se também alguns pontos de tensão que necessitam ser trabalhados: aprendizagem da docência como perspectiva individual versus docência como perspectiva coletiva; formação pedagógica como prática sócio-política versus prática instrumental e valorização da pesquisa em detrimento do ensino.  

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Publicado

2017-06-26

Como Citar

Corrêa, A. K., Blásida Concepcion Eliazur Benitez Catirse, A., Garcia Soares, E., Silva, G. M., Conceição Bernardo de Mello e Souza, M., Fagundes Carvalho Gonçalves, M., Prestes Padilha Rivas, N., & Iamamoto, Y. (2017). Reflexões de professores participantes em um Curso de Pedagogia Universitária. Revista Diálogo Educacional, 17(52), 555–574. https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.052.AO02