Reflexões de professores participantes em um Curso de Pedagogia Universitária
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.052.AO02Resumo
Este artigo analisa a formação de professores universitários, no contexto da pesquisa Curso Pedagogia Universitária: os professores e sua prática pedagógica desenvolvida pelo Grupo de Apoio Pedagógico do Campus USP-Ribeirão Preto/Universidade de São Paulo – Brasil – (GAPRP). Trata de pesquisa descritivo-exploratória, de natureza qualitativa que se propõe a analisar as reflexões de professores, participantes do I e II Curso de Pedagogia Universitária realizado em Ribeirão Preto em 2008 e 2009, acerca de sua prática pedagógica. Os dados revelam que as reflexões desses professores contemplam a revisitação de suas práticas pedagógicas, os limites contextuais e administrativos e a gestão do projeto político pedagógico com possibilidades de mudanças. Evidenciam-se também alguns pontos de tensão que necessitam ser trabalhados: aprendizagem da docência como perspectiva individual versus docência como perspectiva coletiva; formação pedagógica como prática sócio-política versus prática instrumental e valorização da pesquisa em detrimento do ensino.
Downloads
Referências
ALMEIDA, M. I.; PIMENTA, S. G. A construção da pedagogia universitária no âmbito da Universidade de São Paulo. In: PIMENTA, S. G.; ALMEIDA, M. I. (Orgs). Pedagogia Universitária. São Paulo: Cortez, 2011. p. 19-43.
ALMEIDA, M. I. Formação do professor do Ensino Superior. 1ª. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2010.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Seção 1, p. 27833.
CHARLOT, B. Formação de professores: a pesquisa e a política educacional. In: PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002. p. 89-108.
CHAUÍ, M. A universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação. n. 24, p. 5-15, set./dez 2003.
CORDEIRO, T. de S. C et al. Desenvolvimento profissional docente na universidade: formação continuada didático-pedagógica como objeto de investigação, reflexão e intervenção. In: RAMOS, K. M. C; VEIGA, I. A. P.(Orgs). Desenvolvimento profissional docente: currículo, docência e avaliação na educação superior. Recife: Editora Universitária-UFPE, 2013, p.21- 38.
CORRÊA, A. K. et al. Formação Pedagógica do professor universitário: reflexões a partir de uma experiência. In: PIMENTA, S. G.; ALMEIDA, M. I. (Orgs.). Pedagogia Universitária: caminhos para a formação de professores. 1ªed. São Paulo: Cortez, 2011. v.1, p. 75-100.
CUNHA, M. I.; BROILO, C. L.(Orgs.) Qualidade da Educação Superior: grupos investigativos internacionais em diálogo. Araraquara: Junqueira&Marin, 2012.
CUNHA, M. I. (Org.) Estratégias institucionais para o desenvolvimento profissional docente e as assessorias pedagógicas universitárias: memórias, experiências, desafios e possibilidades. Araraquara: Junqueira&Marin, 2014.
FREIRE, P. Papel da educação na humanização. Revista da Faculdade de Educação do Estado da Bahia, v.6, n. 7, p. 9-32, 1997.
MARCELO GARCIA, C. A identidade docente: constantes desafios. Revista brasileira de Pesquisa sobre formação docente, v. 1, n. 1, p. 109-131, ago./dez. 2009.
MINAYO, M. C. S. et al (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29ª ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
NÓVOA, A. Professores: imagens do presente futuro. Lisboa: Educa, 2009.
PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no ensino superior. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.
SAVIANI, D. Escola e Democracia. 41ª ed. Campinas: Autores Associados, 2009.
SGUISSARDI, V. A Universidade neoprofissional, heterônoma e competitiva. In: MANCEBO, D.; FÁVERO, M. L. A. (Orgs.). Universidade: políticas, avaliação e trabalho docente.1ª ed. São Paulo: Cortez, 2004. p. 33-52.
SGUISSARDI, V. Universidade brasileira no século XXI: Desafios do presente. 1ª ed. São Paulo: Cortez, 2009.
VAILLANT, D; MARCELO, C. Ensinando a Ensinar: As quatro etapas de uma aprendizagem. Curitiba: Ed. UTFPR, 2012.
VEIGA, I. P. A. Docência como atividade profissional. In: VEIGA, I. P. A.; D’ÁVILA, C. (Orgs). Profissão Docente: Novos sentidos, novas perspectivas. Campinas: Papirus, 2008. p. 13-21.
VEIGA, I. P. A. Universidade e desenvolvimento profissional docente: propostas em debate. Araraquara: Junqueira&Marin, 2012.
ZABALZA, M. A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
ZABALZA, M. A.; CERDEIRIÑA, M. A. Z. Planificación de la docencia en la universidad: Elaboración de las Guías Docentes de las materias. Madri: Narcea, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.