AMPLIANDO O ESPAÇO E O TEMPO DA SALA DE AULA

Autores

  • Regiane Macuch. PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v5i15.7874

Resumo

O presente artigo relata uma experiência metodológica desenvolvida no curso de Pedagogia, da PUCPR, dentro do Programa de Aprendizagem Produção e Gestão Cooperativa de Recursos Tecnológicos, durante o ano de 2003. O experimento baseou-se num modelo de sociedade que considera que todos os conceitos e teorias estão conectados numa grande rede de conhecimentos. Partindo do fato que este novo paradigma social vem produzindo profundas transformações em nossas vidas e exigindo a urgência de novos ambientes de aprendizagem, onde a circulação das informações, a construção coletiva dos conhecimentos e o desenvolvimento da compreensão sejam os alicerces de modos de ensinar e aprender mais abertos, com mais pesquisa e interação, exigindo por sua vez maior flexibilidade espaçotemporal, pessoal e de grupo, a experiência desenvolvida buscou refletir sobre a ressignificação da sala de aula na universidade, partindo da flexibilização do tempo e do espaço para aprender por meio de metodologias de aprendizagem baseadas nos referenciais da Aprendizagem Colaborativa e da Mediação e Interação em educação on-line baseada em computador, utilizando como ferramenta o Eureka.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BELLONI, M.L. Professor coletivo: quem ensina à distância? In: ______. Educação à distância. São Paulo,SP: Autores Associados, 1999.

BERGE, Z.L. The role of the online instructor/facilitator. facilitating computer conferencing: Recommendations From the Field. Disponível em: <http://illinois.online.uillinois.edu/IONresources/onlineoverview / facilitatorprofile.html>. Acesso em: 24 jun. 2004.

COLLINS, M; BERGE, Z.L. Facilitating interaction in computer mediated on-line courses. FSU/AECT Distance Education. Conference, Tallahasee FL, June, 1996. Disponível em: <http://star.ucc.nau.edu/~mauri/moderate/flcc.html>.

Acesso em: 29 jul. 2004.

EBERSPÄCHER, Henri F. et al. “Eureka” na PUCPR!: um ambiente para aprendizagem colaborativa baseado na www. In: MAIA, Carmen (org.). Educação a distância no Brasil na era da Internet. São Paulo,SP: Anhembi Morumbi, 2000.

MORAN, José. Interferências dos meios de comunicação no nosso conhecimento. Revista Brasileira de Comunicação, v.1, n. 2, p. 38-49, Jul/dez., 1994.

PERRENOUD, P. (Org) Formando professores profissionais: quais estratégias? Quais competências?. Porto Alegre: Artmed, 2001.

SILVA, M. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro,RJ: Quarter, 2000.

TARDIF, M. Os professores face ao saber: esboço de uma problemática do saber docente. Porto Alegre: [s.n.], n. 4, 1991.

Downloads

Publicado

2005-07-17

Como Citar

Macuch., R. (2005). AMPLIANDO O ESPAÇO E O TEMPO DA SALA DE AULA. Revista Diálogo Educacional, 5(15), 87–96. https://doi.org/10.7213/rde.v5i15.7874