PROJETO OFICINEMA:CONSTRUINDO UM CAMINHO
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v5i15.7847Resumo
Este artigo traz as discussões teórico-metodológicas envolvendo o Projeto de Pesquisa OFICINEMA cuja atividade principal é a produção de filme por alunos de escolas públicas. Este projeto, pelo seu formato e proposta, apresenta-se como uma possibilidade para pensarmos um processo de educação para as mídias, alicerçado numa conceituação que nos permita ir além do aspecto formativo-educacional dele, mas que possa nos trazer elementos para pensarmos a sociedade e o sujeito na cultura contemporânea. Dentro desta perspectiva, vamos nos debruçar neste momento em apresentar muito mais uma proposta de metodologia de análise de dados do que propriamente os resultados do projeto, pois este se encontra em fase de execução. Vamos iniciar nossa apresentação com alguns dados mais gerais já obtidos dos trabalhos realizados pelo projeto nos anos de 2000 a 2003, em seguida uma breve discussão acerca da produção de cinema e a relação com o espectador, uma discussão em torno de conceitos centrais para nossa proposta de análise e, finalmente, uma primeira análise da produção dos alunos.Downloads
Referências
ADORNO, Theodor W; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. 2. ed. Tradução de Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro,RJ: Jorge Zahar. 1995.
______. Indústria cultural e sociedade. Tradução de Julia Elisabeth Levy et al. São Paulo.SP: Paz e Terra, 2002. (Coleção Leitura, 51).
AUMONT, Jacques, et al. A estética do filme. Tradução de Marina Appenzeller. Campinas: Papirus, 1995.
______. A imagem. 6. ed. Tradução de Estela dos Santos Abreu e Cláudio Santoro. Campinas: Papirus. 2001. (Coleção Ofício de Arte e Forma).
BARTUCCI, Giovanna (org.). Psicanálise, cinema e estéticas de subjetivação. Rio de Janeiro,RJ: Imago, 2000.
MARCUSE, Herbert. A arte na sociedade unidimensional. In: LIMA, Luiz Costa. Teoria da Cultura de Massa. São Paulo,SP: Paz e Terra, 2000.
______. Algumas implicações sociais da tecnologia moderna. Revista de Estudos Marxistas, São Paulo,SP, n. 1, p. 113-140, set/dez 1996.
MORIN, Edgar. O cinema ou o homem imaginário. Tradução de António Pedro Vasconcelos. Lisboa: Relógio D’Água, 1997.
NASIO, Juan David. Os sete conceitos cruciais da psicanálise. Rio de Janeiro,RJ: Jorge Zahar, 1995.
RODRIGUES, Chris. O cinema e a produção. Rio de Janeiro,RJ: DP&A, 2002.
VERMELHO, Sônia Cristina. Algumas reflexões em torno da tecnologia como expressão da subjetividade. In: LEITE, Márcia; FILÉ, Valter (org.). Subjetividade, tecnologia e escolas. Rio de Janeiro,RJ: DP&A. 2002. (Coleção O sentido da escola).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.