A GESTÃO DE PROCESSOS PEDAGÓGICOS: UMA EXPERIÊNCIA NA ÁREA DA SAÚDE

Autores

  • Maria Lourdes Gisi PUCPR
  • Maria Antonia Moscalewski Schuarts PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v4i9.6521

Resumo

Trata-se do relato da ação de professores da Área de Educação com os cursos de graduação de uma Instituição de Ensino Superior. Em atendimento às novas diretrizes para o ensino superior, deu-se início à construção de projetos pedagógicos, com o apoio de professores da Área de Educação. Este relato focaliza a experiência realizada em um dos Centros – Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, na fase da implementação dos projetos pedagógicos de nove cursos de graduação. Cada um destes cursos conta com uma Comissão de Professores, responsável pela sistematização das discussões no âmbito dos Cursos e foi com estas Comissões que se desenvolveu o trabalho, mediante realização de seminários. Com o objetivo de criar espaço para a discussão e reflexão, relacionadas à implementação das novas propostas pedagógicas, buscou-se identificar as dificuldades enfrentadas pelos professores e definir estratégias de superação das mesmas. Os seminários constituíram-se em espaço de troca de experiências, de aprendizagem coletiva e de reflexão sobre a prática pedagógica e apontaram para a necessidade de se estabelecer um processo de formação pedagógica contínua.

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Referências

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Publicado

2003-07-17

Como Citar

Gisi, M. L., & Moscalewski Schuarts, M. A. (2003). A GESTÃO DE PROCESSOS PEDAGÓGICOS: UMA EXPERIÊNCIA NA ÁREA DA SAÚDE. Revista Diálogo Educacional, 4(9), 81–89. https://doi.org/10.7213/rde.v4i9.6521