A GESTÃO DE PROCESSOS PEDAGÓGICOS: UMA EXPERIÊNCIA NA ÁREA DA SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v4i9.6521Resumo
Trata-se do relato da ação de professores da Área de Educação com os cursos de graduação de uma Instituição de Ensino Superior. Em atendimento às novas diretrizes para o ensino superior, deu-se início à construção de projetos pedagógicos, com o apoio de professores da Área de Educação. Este relato focaliza a experiência realizada em um dos Centros – Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, na fase da implementação dos projetos pedagógicos de nove cursos de graduação. Cada um destes cursos conta com uma Comissão de Professores, responsável pela sistematização das discussões no âmbito dos Cursos e foi com estas Comissões que se desenvolveu o trabalho, mediante realização de seminários. Com o objetivo de criar espaço para a discussão e reflexão, relacionadas à implementação das novas propostas pedagógicas, buscou-se identificar as dificuldades enfrentadas pelos professores e definir estratégias de superação das mesmas. Os seminários constituíram-se em espaço de troca de experiências, de aprendizagem coletiva e de reflexão sobre a prática pedagógica e apontaram para a necessidade de se estabelecer um processo de formação pedagógica contínua.Downloads
Referências
BOTOMÉ, S. P. Diretrizes para o ensino de graduação: o projeto pedagógico da Pontifícia universidade Católica do Paraná. Curitiba: Champagnat, 2000.
MARQUES, M. O. Projeto pedagógico: a marca da escola. Contexto & Educação, Ijuí, v. 5, n. 18, p.16-28, abr./jun. 1990
MINISTERIO DA Educação e Cultura. Secretaria de Ensino Superior. Plano Nacional de Educação. Disponível em em: <http://www.mec.gov.br/Sesu/ planograd.shtm.> 2000.
NÓVOA, Antonio. Prefácio à segunda edição. In: Nóvoa, Antonio (Org.) Profissão professor. Porto: Porto, 1999. p.7-10.
VEIGA, Ilma Passos de Alencastro. Projeto político pedagógico: continuidade ou transgressão para acertar? In: CASTANHO, Sérgio; CASTANHO, Maria Eugênia L.M. (Orgs.) O que há de novo na educação superior: do projeto pedagógico à prática transformadora. Campinas: Papirus, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.