POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: DESELITIZAÇÃO E DESPRIVATIZAÇÃO

Autores

  • Dilvo I Ristoff UFSC

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v4i9.6488

Resumo

Neste texto procuramos analisar a situação peculiar existente no Brasil em relação às fontes de financiamento que levam as Universidades Federais a ter no seu interior a coexistência de três tipos de universidades. A Universidade do MEC (UNIMEC), a Universidade da CAPES e do CNPq (UNICC), e a Universidade das fundações de apoio (UFA). A UNIMEC é a universidade do ensino de graduação,com todos os seus problemas. Ao seu lado está a UNICC, uma instituição pouco dada à graduação Os seus interesses estão nos mestrados e doutorados, nas bolsas de produtividade em pesquisa, nos estudos avançados. Com igual força se expressa a Universidade das Fundações de Apoio-UFA! Através dela proliferamas especializações, os mestrados  fora da sede, os cursos à distância, as consultorias, as prestações de serviços, etc. -todos regiamente remunerados. Estas três universidades, embora residam no mesmo campus, vivem em mundos totalmente distintos. A primeira imagina-se pública, grande e gratuita; a segunda imagina-se de elite, pequena, e catedrática; a terceira só pensa no uso da coisa pública para tomar-se cada vez mais privada e lucrativa.

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Referências

BIONOI, A. O Brasil privatizado. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2001.

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Publicado

2003-07-17

Como Citar

Ristoff, D. I. (2003). POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: DESELITIZAÇÃO E DESPRIVATIZAÇÃO. Revista Diálogo Educacional, 4(9), 29–42. https://doi.org/10.7213/rde.v4i9.6488