ANÁLISE DE CONTEÚDO E PESQUISA NA ÁREA DA EDUCAÇÃO1

Autores

  • Eliana Oliveira Ecole des Hautes Etudes em Sciences Sociales – Paris/França
  • Romilda Teodora Ens PUCPR
  • Daniela B. S. Freire Andrade PUCSP
  • Carlo Ralph Muss PUCSP

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v4i9.6479

Resumo

O presente texto, sobre o uso da análise de conteúdo na área da educação, procura ser uma contribuição à pesquisa em educação no sentido de colocar à disposição do pesquisador  este importante procedimento de interpretação de dados coletados. A partir deste propósito, o texto responde as seguintes questões: o que é análise de conteúdo, o que faz dela um método durável, confiável, sendo plenamente aceito até mesmo por revistas internacionais de grande rigor científico e metodológico? Quais são as etapas de sua execução? Como estas etapas se estruturam? E finalmente, quais são os limites da análise de conteúdo? Para respondê-las, este texto usa exemplos que clareiam o processo de análise de conteúdo.

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Referências

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Publicado

2003-07-17

Como Citar

Oliveira, E., Ens, R. T., Freire Andrade, D. B. S., & Muss, C. R. (2003). ANÁLISE DE CONTEÚDO E PESQUISA NA ÁREA DA EDUCAÇÃO1. Revista Diálogo Educacional, 4(9), 11–27. https://doi.org/10.7213/rde.v4i9.6479