ANÁLISE CRÍTICA DA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO: REVISANDO A LICENCIATURA EM BIOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v2i4.3916Resumo
A intenção do presente artigo é o de analisar criticamente a formação dos profissionais da educação no contexto dos cursos de Biologia. O ponto de partida do presente estudo é refletir sobre o ensino das disciplinas pedagógicas e integradoras nesses cursos, enfocando, a partir de seus currículos, as seguintes categorias: formação do profissional de educação, cursos de licenciatura, disciplinas pedagógicas, relação teoria e prática, ação docente, que constituem a base comum para as instâncias formadoras.Downloads
Referências
ANFOPE, Documento final do IV Encontro Nacional. Belo Horizonte, julho,
CANDAU, V. Novos rumos da licenciatura. Brasília, INEP, Rio de Janeiro, PUC/RJ, 1987, 93 p.
CARVALHO, A. M. P. Prática de ensino: três diretrizes norteadoras de seu conteúdo específico. Ïn: CARVALHO, A. P. (Org.). A formação do professor e a prática de ensino. São Paulo: Livraria Pioneira, 1988 (a).
CATANI, D. B. et al. (Org.) Universidade, escola e formação de professores. São Paulo: Brasiliense, 1987.
COELHO, M. F. Avaliação da formação pedagógica na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Dissertação de Mestrado, UFRJ, Rio de Janeiro, 1978.
GIL- PEREZ ; CARRASCOSA, J.; FURIÓ, C. e MARTÍNEZ TORREGROSA,
J. La enseñanza de las ciencias en la educación secundaria. Barcelona, Horsori, 1991 (c).
HAMBURGER, A. I. Alguns dilemas da Licenciatura. Ciência e cultura, São
Paulo: SBPC, 35 (3), 1983.
KRASILCHIK, M. A didática e a preparação de professores de ciências. In: Seminário: a didática em questão. São Paulo: FEUSP, de 24 a 27 de fevereiro de 1985. Atas. São Paulo, 1985. v. 22, p. 121-151.
LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública: a pedagogia crítica-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1986.
MARTINS, O.; BRITO, M. e outros. Projeto: formação do educador no estado do Paraná. Convênio 12/86 MEC/INEP/FUFPR. Curitiba, 1988.
NADAI, E. A prática de Ensino e a Universidade. Mesa Redonda, ATLAS -
Encontro Nacional de Prática de Ensino, FEP-USP, 1983.
NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. Portugal. Publicações Dom
Quixote, 1995.
SILVA, T. T. da. Teoria educacional crítica em tempos pós-modernos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
WACHOWICZ, L. A. Ensino do conhecimento ao pensamento.
_____. O método dialético na didática. Campinas/SP: Papirus, 1989.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(As) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com a utilização da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), que permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Permite, também, adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação no periódico, para qualquer fim. A Revista Diálogo Educacional proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, possibilitando maior visibilidade e alcance dos artigos publicados, com apoio no Public Knowledge Project, que desenvolveu esse sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa e que permite distribuir o OJS e outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Ao publicar nesta revista, os(as) autores(as) concordam com os seguintes termos:
- Autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da revista, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores(as) têm o direito de: a) Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial. b) Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.










