AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ON-LINE: CONTRIBUIÇÕES ESPECÍFICAS DA INTERFACE FÓRUM

Autores

  • Susan Kratochwill Faculdade CCAA, Universidade Castelo Branco, Rio de Janeiro, RJ,
  • Marco Silva UNESA e da UERJ. Rio de Janeiro, RJ

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v8i24.3880

Resumo

A educação on-line atinge ampla expansão da popularização das tecnologias digitais. Este texto trata das possibilidades de implementação de uma avaliação dialógica no fórum de discussão do ambiente virtual de aprendizagem (AVA), com base na pesquisa qualitativa, de cunho sócio-histórico, desenvolvida durante o mestrado em educação, cultura e contemporaneidade, tendo como referencial teórico a concepção dialógica de Bakhtin, a perspectiva do desenvolvimento de Vygotsky, os conceitos de avaliação da aprendizagem de Luckesi e Hoffmann e os fundamentos da interatividade de Silva. Mostra que o fórum de discussão do AVA é uma interface que propicia os processos de construção do conhecimento e de avaliação sob a perspectiva dialógica e colaborativa, desde que as posturas docentes e discentes estejam em consonância com este propósito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara F. Vieira, colaboração de Lúcia T. Wisnik e Carlos Henrique D. C. Cruz. São Paulo: Hucitec, 2004.

BRITO, Vivina. El foro electrónico: una herramienta tecnológica para facilitar el aprendizaje colaborativo. Edutec. Revista Eletrónica de Tecnología Educativa, n. 17, mar. 2004. Disponível em: <http://www.uib.es/depart/gte/edutec-e/revelec17/brito_16a.htm>. Acesso em: 06 abr. 2006.

BUBER, M. Eu e tu. Tradução de Newton Aquiles Von Zuben. São Paulo: Centauro, 2004.

DILIGENTI, M. P. Avaliação participativa: no ensino superior e profissionalizante. Porto Alegre: Mediação, 2003.

FEENBERG, A.; XIN, C. A teacher’s guide to moderating online discussion forums: from theory to practice. 2002. Disponível em: <http://www.textweaver.org/mondmanual4.htm>. Acesso em: 11 jan. 2006.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

FREITAS, M. T. de A. A abordagem sócio-histórica como orientadora da pesquisa qualitativa. Cadernos de Pesquisa, n. 116, p. 20-39, 2000.

______. A perspectiva sócio-histórica: uma visão humana da construção do conhecimento. In: FREITAS, M. T. de A.; SOUZA, S. J.; KRAMER, S. (Org.). Ciências humanas e pesquisa: leituras de Mikhail Bakhtin. São Paulo: Cortez, 2003a. p. 26-38.

______. Vygotsky e Bakhtin: psicologia e educação: um intertexto. São Paulo: Ática, 2003b.

HOFFMANN, J. Avaliação mediadora: uma relação dialógica na construção do conhecimento. Série idéias, São Paulo, n. 22, p. 51-59, 1994. Disponível em: <http://www.crmariocovas.sp.gov.br/int_a.php?t=008>. Acesso em: 10 abr. 2006.

______. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2004.

______. Avaliação: mito e desafio: uma perspectiva construtivista. Porto Alegre: Mediação, 2005.

LÉVY, P. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 2005.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 2005.

MARCHEZAN, R. C. Diálogo. In: BRAIT, B. (Org.). Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006. p. 115-131.

MARQUES, M. A escola no computador: linguagens rearticuladas, educação outra. Ijuí, RS: UNIJUÍ, 1999.

MINAYO, M. C. de S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1999.

MORAES, M. Prefácio. In: Silva, Ângela C. da. Infovias para educação. Campinas: Alínea, 2004. p. 7-10.

OLIVEIRA, M. K. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1993.

PRIMO, A. Avaliação em processos de educação problematizadora online. In: SILVA, M.; SANTOS, E. Avaliação da aprendizagem em educação online. São Paulo: Loyola, 2006. p. 109-121.

RAMAL, A. C. Entre mitos e desafios. Pátio Revista Pedagógica, Porto Alegre, ano 5, n. 18, ago./out. 2001.

ROMÃO, José E. Avaliação dialógica: desafios e perspectivas. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2005.

SÁNCHEZ, Lourdes P. El foro virtual como espacio educativo: propuestas didácticas para su uso. Verista Quaderns Digitals Net, n.40, p. 1-18, nov. 2005. Disponível em: <http://www.quadernsdigitals.net/datos_web/homeroteca/r_l/nr_662/a_8878/8878.html>. Acesso em: 06 abr. 2006.

SANTOS, E. Portfólio e cartografia cognitiva: dispositivos e interfaces para a prática da avaliação formativa em educação online. In: SILVA, M.; SANTOS, E. (Org.). Avaliação da aprendizagem em educação online. São Paulo: Loyola, 2006. p. 316-317.

SILVA, M. Sala de aula interativa. 3. ed. Rio de Janeiro: Quartet, 2002.

SMOLKA, A. L. B. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. São Paulo: Cortez; Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 1988.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. Tradução José Cipolla Neto, Luís S. M. Barreto e Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Downloads

Publicado

2008-07-17

Como Citar

Kratochwill, S., & Silva, M. (2008). AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ON-LINE: CONTRIBUIÇÕES ESPECÍFICAS DA INTERFACE FÓRUM. Revista Diálogo Educacional, 8(24), 445–458. https://doi.org/10.7213/rde.v8i24.3880