Possibilidades emergentes em narrativas de professores de turmas multisseriadas

ensinar-aprender em Escolas das Águas no Pantanal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.DS02

Palavras-chave:

Classe multisseriada, Disseminação de experiências educativas, Condições do trabalho docente

Resumo

As escolas/classes multisseriadas têm sido uma forma de organização educativa em contextos de baixa densidade demográfica. Em Corumbá, Mato Grosso do Sul, Brasil, há um conjunto de unidades de ensino denominado de Escolas das Águas, caracterizadas por estarem em região de difícil acesso e cuja dinâmica é influenciada pelo ciclo das águas da planície do Pantanal. Em face a este cenário, o presente artigo objetiva evidenciar, em narrativas de professores de turmas multisseriadas, a emergência de possibilidades de ensinar-aprender em Escolas das Águas no Pantanal sul-mato-grossense. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com a participação de 21 professores, que foram entrevistados no ano de 2019. Os resultados foram organizados em duas seções analíticas: a primeira apresenta a organização e o funcionamento das Escolas das Águas; a segunda focaliza as narrativas docentes sobre o ensinar-aprender em turmas multisseriadas das Escolas das Águas. Conclui-se que as narrativas docentes podem evocar experiências de ensinar-aprender contra-hegemônicas, que trazem, simultaneamente, anúncios de criatividade de práticas pedagógicas em contextos complexos e denúncias quanto às, muitas vezes, precárias condições materiais para a realização do processo educacional nessas localidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Traduções deste artigo

Biografia do Autor

Washington Cesar Shoiti Nozu, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Professor Adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da UFGD. 

Mônica de Carvalho Magalhães Kassar, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Professora Titular e Pesquisadora Sênior Voluntária da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - Educação Social (Mestrado e Doutorado) da UFMS, Campus do Pantanal. 

Downloads

Publicado

2025-09-11

Como Citar

Nozu, W. C. S., & Kassar, M. de C. M. (2025). Possibilidades emergentes em narrativas de professores de turmas multisseriadas: ensinar-aprender em Escolas das Águas no Pantanal. Revista Diálogo Educacional, 25(86), 1084–1099. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.DS02