O sistema educativo angolano e a docência

desafios históricos e precariedades persistentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.AO03

Palavras-chave:

Formação docente, Angola, Desigualdade social, Precarização docente

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar um panorama que analisa a precarização da formação docente em Angola em articulação com os problemas sociais que afetaram o país, evidenciando como tais dimensões impactam diretamente a qualidade da educação básica. Partindo de uma abordagem histórico-crítica, ancorada em Gatti (2010), Saviani (1997), Samuels (2011) e Zau (2011), este artigo evidencia que o legado da colonização, os efeitos da guerra civil e os limites estruturais das políticas educacionais têm efeito negativo  na formação inicial e nas condições de trabalho dos professores.  Como conclusão, foi possível evidenciar que os problemas vivenciados na educação básica estão articulados, entre outros fatores, à ausência de uma política educacional que contemple a formação docente e que a superação desse cenário exige investimentos estruturais e uma concepção de formação comprometida com a transformação social.

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Biografia do Autor

Margarida Marina Sabino Chipuca Muanda, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Andreia da Cunha Malheiros Santana, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Federal de São Carlos, Professora Adjunta na Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

2025-09-11

Como Citar

Muanda, M. M. S. C., & Santana, A. da C. M. (2025). O sistema educativo angolano e a docência: desafios históricos e precariedades persistentes. Revista Diálogo Educacional, 25(86), 1441–1451. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.AO03