A INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNO EM SALA DE AULA NO ENSINO SUPERIOR: o curso de administração de empresas

Autores

  • José Rubens Lima Jardilino Historia de La Educación Latinoamericana (SHELA), São Paulo, SP
  • Derly Jardim do Amaral Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, SP
  • Delmário Ferreira Lima Universidade Nove de Julho (UNINOVE), Pesquisador da Escola de Governo da Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Egap/Fundap), São Paulo, SP

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v10i29.3064

Resumo

Este artigo tem como finalidade apresentar os resultados de uma pesquisa sobre a interação professor-aluno em sala de aula. Para a coleta de dados foram utilizados os métodos qualitativo e quantitativo. O primeiro com uso de entrevistas e o segundo com questionários. Os dados da entrevista foram submetidos à Análise de Conteúdo e os dados dos questionários à Análise Fatorial. A amostra foi composta de alunos de 8º semestre dos três períodos do curso de Administração de duas universidades privadas, ambas localizadas na cidade de São Paulo. Os resultados finais sugerem que os alunos valorizam a atuação do professor que adota uma abordagem humanista na sua opção pedagógica. Nesta abordagem, o professor exerce um papel de facilitador de um aprendizado centrado no aluno.

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Publicado

2010-07-07

Como Citar

Lima Jardilino, J. R., Jardim do Amaral, D., & Ferreira Lima, D. (2010). A INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNO EM SALA DE AULA NO ENSINO SUPERIOR: o curso de administração de empresas. Revista Diálogo Educacional, 10(29), 101–119. https://doi.org/10.7213/rde.v10i29.3064

Edição

Seção

Dossiê