Contribuições da filosofia na formação discente no ensino secundário do Liceo Scientifico Statale Fillipo Lussana

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DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.079.AO10

Resumo

Este artigo objetivou compreender a percepção discente relativa à respectiva formação em filosofia e à utilização do tablet como meio de apoio nessa formação, com foco delimitado pelos discentes que frequentaram, em 2015, uma turma do 4º ano do ensino secundário superior do Liceo Scientifico Statale Fillipo Lussana (LSSFL), situado na Itália. A metodologia da pesquisa contou com a aplicação de questionários junto ao professor da turma e, na análise, optou-se pela perspectiva descritiva analítica: i) utilizou um questionário composto por dez perguntas abertas; ii) apoiada em Bardin (2011), desenvolveu a análise de conteúdo e a categorização das respostas discentes, considerando o critério da pertinência das diversas respostas para cada pergunta; iii) ainda considerando o critério de pertinência, comparou as diversas respostas discentes com dois parâmetros para o ensino de filosofia, o Decreto Interministerial nº 211 (ITALIA, 2010), que prescreve competências e conhecimentos para o ensino em filosofia no ensino secundário superior italiano e a Programação de área do departamento de professores de filosofia do Liceo (LSSFL, 2014), que prescreve e acompanha didáticas e recursos para o ensino em filosofia no ensino secundário superior do LSSFL; iv) e buscou refletir, brevemente, sobre as categorias analíticas, com o apoio de Cândido (2005), Tomazetti (2005), Ghedin (2008), Horn (2009), Guido, Gallo e Kohan (2013), Moraes e Tomazetti (2014). Os resultados, justificados por pareceres e percentuais, indicaram uma percepção discente fortemente favorável em relação à respectiva formação em filosofia, assim como em relação à utilização do tablet como meio de apoio nessa formação.

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Biografia do Autor

Celso João Carminati, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Licenciado em Filosofia pela Fundação Educacional do Sul de Santa Catarina (1988), Mestre em Educação (1997) e Doutor em Educação (2003) pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, com estágio Sandwich na Università degli Studi di Milano - Itália (2000-2001). Pós-Doutorado pela Università degli Studi di Bergamo - Itália (2015), sob supervisão do Prof. Dr. Fulvio Cesare Manara e pela Universidade de Lisboa - Portugal (2016), sob supervisão do Prof. Dr. Pedro Calafate. Professor titular no Departamento de Pedagogia do Centro de Ciências Humanas e da Educação - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Leciona no curso de Graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação/Mestrado e Doutorado. Orienta dissertações e teses. Membro do Grupo de Pesquisa "Observatório de Práticas Escolares" - OPE - FAED/UDESC. Coordena e participa de projetos de pesquisa e tem experiência e publicações na área de Educação, com ênfase em ensino de filosofia, ensino médio, instituições e ensino superior, filosofia e historiografia da educação, organização e gestão da educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, ensino de filosofia, ensino médio, educação superior e formação de professores, gestão e políticas de educação. Membro pesquisador do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa - CLEPUL - Portugal. Participa do Laboratório Interdisciplinar de Ensino de Filosofia e Sociologia - LEFIS. Atuou de 04/02/2017 a 15/12/2020 como Diretor de Ensino de Graduação do Centro de Ciências Humanas e da Educação - FAED/UDESC. Em 26/03/2021, tomou posse como Diretor Geral eleito do Centro de Ciências Humanas e da Educação/FAED/UDESC, para mandato até 25/03/2025.

Leandro Kingeski Pacheco, Instituto Federal Catarinense

Atua como professor efetivo de filosofia no Instituto Federal Catarinense - Campus Araquari. Concluiu bacharelado em filosofia (1994 / UFSC); licenciatura em filosofia (1997 / UFSC); mestrado em filosofia (2005 / UFSC); bacharelado em direito (2021 / ESSC); doutorado em educação (2023 / UDESC). Tem experiência no ensino de filosofia e de outras disciplinas afins no ensino médio (desde 1996) e no ensino superior (desde 2001).

Referências

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Publicado

2023-11-03

Como Citar

Carminati, C. J., & Pacheco, L. K. (2023). Contribuições da filosofia na formação discente no ensino secundário do Liceo Scientifico Statale Fillipo Lussana. Revista Diálogo Educacional, 23(79), 1522–1535. https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.079.AO10