A cultura escrita na educação infantil

uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.079.AO17

Resumo

Este artigo aborda as relações entre crianças e cultura escrita e suas implicações para a prática pedagógica na Educação Infantil. Tem por objetivo compreender os modos de aproximação e participação das crianças na cultura escrita com enfoque em duas questões principais. Primeiro: quais são as perspectivas abordadas na literatura acerca da cultura escrita na Educação Infantil? Segundo: dentre as investigações, quais as intervenções utilizadas para abordar a cultura escrita na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental?
A partir de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL), realizada com base na literatura científica publicada nos idiomas português e espanhol, entre os anos de 2010 e 2020, apresentamos o panorama da produção acadêmica desse universo temático. Os resultados apontam que o incentivo à participação na cultura escrita é desejável e viável para essa faixa etária, sendo importante intencionalmente fomentar espaços e momentos para essas ações. Apontam ainda para uma diversidade de possíveis intervenções e estratégias – que precisam ser coerentes com o universo infantil – favorecendo a construção de significados pela criança de forma lúdica. Embasados nos resultados da RSL, um guia docente com sugestões para o trabalho pedagógico foi criado e disponibilizado na forma de um Recurso Educacional Aberto (REA).

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Biografia do Autor

Danielle Reis, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Mestra em Educação, Universidade de Brasília - UnB (2021). Especialista em Docência da Educação Infantil, Universidade de Brasilia - UnB (2015) e em Neuropedagogia, Faculdade de Tecnologia de Palmas - FTP (2012). Licenciada em Pedagogia, Universidade de Brasília - UnB (2008) com intercâmbio acadêmico na Universidade do Minho - Portugal (2007). Tutora do curso de Pedagogia a Distância - UAB/UnB. Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal ? SEEDF. Atua no Centro de Educação Infantil do Núcleo Bandeirante.

Tel Amiel, Universidade de Brasília

Professor do Departamento de Métodos e Técnicas da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Coordenador do curso de Pedagogia a Distância (FE/UnB) e da Cátedra UNESCO em Educação a Distância (UnB). Graduação e Mestrado em Comunicação (Inglês), e doutorado em Instrucional Technology. Pós-doutorado em Educação (Unicamp e Utah State University). Visiting Fellow (Wollongong e Stanford).

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Publicado

2023-11-03

Como Citar

Reis, D., & Amiel, T. (2023). A cultura escrita na educação infantil : uma revisão sistemática. Revista Diálogo Educacional, 23(79), 1630–1651. https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.079.AO17