Ensino remoto emergencial e a docência na educação superior

tendências de pesquisas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.072.AO08

Resumo

Considerando a relevância de estudos que realizem mapeamentos para desvendar e examinar o conhecimento já elaborado apontando os enfoques e as lacunas existentes sobre determinado tema, objetivou-se com este trabalho traçar as principais características e tendências dos artigos publicados no Brasil que discutem os impactos do ensino remoto emergencial (ERE) na formação e no trabalho dos professores da educação superior. Para tanto, tomou-se como fonte de dados 33 artigos publicados entre 2020 e 2021, disponíveis em quatro repositórios científicos: Scielo, Portal de Periódicos da Capes, Scopus e Google Acadêmico. Trata-se de um estudo bibliográfico de abordagem qualitativa do tipo estado do conhecimento. Para a análise, foram consideradas as áreas de conhecimento, regiões do país, temas, objetivos e abordagens metodológicas adotadas pelos trabalhos selecionados. Entre outros aspectos, foi possível identificar a ausência de trabalhos das áreas de Ciências Biológicas, Ciências Agrárias e Ciências Sociais Aplicadas e observar que, embora os estudos sobre as percepções dos professores, marcados sobretudo por depoimentos e relatos da experiência profissional, configurem-se como o principal tipo de pesquisa realizada, são poucos os artigos publicados por autores de instituições privadas ou que tomem como base dados provenientes dessas instituições. Além disso, foi identificada uma escassez de estudos que discutem os impactos do ERE na percepção de professores que atuam em cursos de licenciatura. Espera-se com este trabalho oferecer a quem se interessar uma percepção acerca da evolução dos estudos sobre o tema, configurando-se como base para o desenvolvimento de ações e pesquisas futuras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natalia Neves Macedo Deimling, UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)

Professora Adjunta da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Campo Mourão (UTFPR-CM). Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Líder do Grupo de Estudos Formação Docente e Práticas Pedagógicas.

Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Professora Titular do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas do Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar na linha de pesquisa Formação de Professores e outros agentes educacionais.

Downloads

Publicado

2022-01-25

Como Citar

Deimling, N. N. M., & Reali, A. M. de M. R. (2022). Ensino remoto emergencial e a docência na educação superior: tendências de pesquisas. Revista Diálogo Educacional, 22(72). https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.072.AO08