Iniciação científica nos cursos de licenciatura e contribuições para a formação de professores

Autores

  • Renata Cristina Oliveira Barrichelo Cunha Centro Universitário Salesiano de São Paulo
  • Andreza Barbosa Universidade de Sorocaba (UNISO).
  • Thiago Antunes-Souza Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.070.AO04

Resumo

Considerando que a participação em projetos de Iniciação Científica (IC) se constitui como uma oportunidade privilegiada de inserção de estudantes de licenciatura na pesquisa, este artigo busca analisar as contribuições da IC para a formação inicial de professores e sistematiza o estado do conhecimento a respeito do tema consultando a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), Banco de Dissertações e Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Scientific Electronic Library Online (SciELO) no período 2000-2020. Os resultados evidenciaram aspectos relacionados às contribuições da IC para a formação acadêmica e científica dos bolsistas, para a permanência no ensino superior e para o exercício da docência. Do ponto de vista da formação e exercício da docência, a experiência da IC contribui com a construção de um olhar e postura investigativas diante da complexidade da prática pedagógica, deslocando o professor do lugar de “consumidor” de ideias e teorias para um lugar de “construtor” de conhecimentos. Do mesmo modo, o professor deixa de se reconhecer como “transmissor” de conhecimentos e reconhece seus alunos como “construtores” de conhecimentos. A IC na licenciatura pode ser considerada como experiência formativa na medida em que admite os conhecimentos da sala de aula e os saberes dos professores como problemáticos e o percurso investigativo como possibilidade de elaboração e reelaboração desses conhecimentos e saberes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Cristina Oliveira Barrichelo Cunha, Centro Universitário Salesiano de São Paulo

Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL).

Andreza Barbosa, Universidade de Sorocaba (UNISO).

É doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista, mestre em Educação pela Universidade de São Paulo e graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista. É docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba (UNISO).

Thiago Antunes-Souza, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Graduado em Química Licenciatura pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) e Doutor em Educação pela mesma instituição. Professor Adjunto da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) do Curso de Licenciatura em Ciências.

Downloads

Publicado

2021-08-26

Como Citar

Oliveira Barrichelo Cunha, R. C., Barbosa, A., & Antunes-Souza, T. (2021). Iniciação científica nos cursos de licenciatura e contribuições para a formação de professores. Revista Diálogo Educacional, 21(70). https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.070.AO04