O corpo da deficiência sob o olhar docente no Atendimento Educacional Especializado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.070.AO02

Resumo

Este artigo compõe-se do recorte de uma pesquisa que discute sobre o olhar docente no Atendimento Educacional Especializado (AEE) e as expectativas em relação aos estudantes, problematizando como professores desse serviço de apoio criam/inventam estratégias pedagógicas que incidem no corpo e nas condutas dos estudantes com deficiência, em escolas da Região Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Objetivou-se compreender e analisar governamentos engendrados nas práticas que incidem sobre os estudantes nos atendimentos em espaços denominados Salas de Recursos Multifuncionais. Buscou-se inspiração em noções foucaultianas da análise do discurso, como jogos estratégicos, sob a grade de inteligibilidade da governamentalidade enquanto arte de governar as condutas e os modos de agir socialmente, no contexto da biopolítica. O exercício analítico permitiu a organização dos resultados em eixos temáticos, quais sejam: i) Saberes especializados: o (bio)poder da medicina e da psicologia na educação; ii) As verdades sobre a família: o desencaixe em relação às expectativas do especialista; iii) A deficiência: a distinção entre normal e anormal como marcador do corpo. Conclui-se que o AEE é um campo de disputa de poderes e saberes diversos que produzem desejos e vontades, e inventam verdades que transformam os sujeitos com deficiência em um corpo teórico — um corpo imaginário, manipulável e superador contumaz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liziane da Silva Barbosa, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2019). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2012). Especialista em Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2017). Atualmente é Professora da Educação Básica das Redes Municipal e Estadual em Cidreira - RS e Professora colaboradora do curso de Pedagogia e da especialização em Atendimento Educacional Especializado da UERGS. É membro do Grupo de Pesquisa Educação e Processos Inclusivos (GPEPI) na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul e Coordena o Observatório do Atendimento Educacional Especializado (ObservAEE) no Litoral Norte do RS, vinculado à mesma instituição.

Helena Venites Sardagna, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação; Pós-Doutora em Educação; Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Profissional em Educação na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - PPGED-MP Uergs; Líder do Grupo de Pesquisa Educação e Processos Inclusivos (GPEPI) Uergs/CNPq.

Downloads

Publicado

2021-08-26

Como Citar

da Silva Barbosa, L., & Sardagna, H. V. (2021). O corpo da deficiência sob o olhar docente no Atendimento Educacional Especializado. Revista Diálogo Educacional, 21(70). https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.070.AO02