Enfrentamentos e aprendizados: a insurgência feminina no Acampamento Zé Maria do Tomé, Chapada do Apodi-CE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.067.DS14

Resumo

O artigo apresenta o processo de aprendizagem repercutido na vida das
camponesas, enfatizando a práxis de resistência contra o patriarcado emergida no contexto da luta pela terra, coordenada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Ao investigar sobre as práticas educativas que permeiam as mulheres em situação de acampadas no que concerne à figura feminina atuante no MST, este escrito tem o pressuposto de que essas mulheres buscam seu lugar de modo insurgente no mundo das contradições, resultado da formação política repercutida pela educação não formal presente nos momentos exigidos pela nova

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Biografia do Autor

Sandra Maria Gadelha de Carvalho, Universidade Estadual do Ceará

Curso de Pedagogia. Ciências Humanas.

Doutorado em Educação Brasileira na Universidade Federal do Ceará (UFC)

Pós Doutorado na École des Haute Étude en Science Social (EHESS/Paris). Bolsa CNPq. Supervisão do Prof. Michel Löwy

Mila Nayane da Silva, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Pedagoga e Mestre em Educação e Ensino pela Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Lia Pinheiro Barbosa, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) e Mestrado Acadêmico em Educação e Ensino (MAIE)

Doutora em Estudos Latino-Americanos pela Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), Mestre em Sociologia e Cientista Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC)

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Publicado

2020-11-04

Como Citar

Gadelha de Carvalho, S. M., Nayane da Silva, M., & Pinheiro Barbosa, L. (2020). Enfrentamentos e aprendizados: a insurgência feminina no Acampamento Zé Maria do Tomé, Chapada do Apodi-CE. Revista Diálogo Educacional, 20(67). https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.067.DS14