Mulheres na universidade: a presença feminina no movimento estudantil paranaense (1964-85)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.067.DS11

Resumo

Este texto aborda a participação feminina no movimento estudantil (ME)
universitário paranaense durante a ditadura civil-militar brasileira (1964-1985), tendo como foco de análise preliminar o processo histórico da inserção feminina na educação formal e no ensino superior ao longo dos séculos XIX e XX. Para tal artigo, valeu-se da historiografia sobre o tema, dos estudos feministas de Joana Maria Pedro (2005) e Ana Maria Colling (1997, 2004). Para a análise do caso paranaense, adotou-se como fonte de análise a documentação presente no arquivo da Delegacia de Ordem Política e Social (DOPS), do Estado do Paraná, bem como de entrevistas publicadas com mulheres militantes, vítimas da violência estatal. A partir do exame das fontes, da historiografia e dos depoimentos das militantes, construiu-se uma breve história da inserção feminina no interior do movimento estudantil paranaense. A partir deste estudo, observou-se como a luta política das mulheres no interior do ME universitário paranaense se solidificou e ganhou amplitude, em plena ditadura, guardando similaridades com a luta empreendida pelas mulheres ao longo do século XX, bem como sendo caudatária da organização da classe estudantil e da luta feminista no Brasil. Com o fim do período autoritário e durante a transição, estas mulheres ocuparam espaços de liderança nos mais diferentes campos da luta social e da representação política, organizativa e sindical.

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Biografia do Autor

Luana Regina Borges, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduada em pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2010- 2013). Pós graduada em Língua Inglesa: Estudos linguísticos, literários e culturais - Fundação Assis Gurgacz (2014- 2016). Pós graduada em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino pela UTFPR. (2017-2018). Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Integrante do Grupo de Estudos sobre Educação e Sexualidade - GEPEX. Professora da rede pública de ensino na cidade de Cascavel-PR

Alexandre Felipe Fiuza, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui licenciatura em História pela Universidade Federal da Paraíba (1997), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e doutorado em História pela UNESP/ Campus de Assis (2006). Durante o doutorado, realizou um estágio de doutorando de oito meses junto ao Centro de História da Universidade de Lisboa, sob orientação do Prof. Dr. Sérgio Campos Matos, com bolsa do CNPq. Com base nesta experiência no exterior também vem desenvolvendo uma pesquisa sobre a censura e a repressão aos músicos na Espanha. Tem experiência na área de Educação e de História, com ênfase em Ensino de História, Prática de Ensino e Estágio Supervisionado, História da Educação, História do Brasil e da América Latina e História Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: canção, exílios, memória, movimento estudantil, ditaduras, DCDP, DOPS, PIDE, DIPBA, censura musical e repressão. Em sua licença sabática, entre 2007 e 2008, realizou estudos pós-doutorais junto ao Departamento de História Contemporânea da Universidade Autônoma de Madri, sob orientação do Prof. Catedrático Manuel Pérez Ledesma, numa investigação sobre a censura discográfica na Espanha (décadas de 1960 e 1970), com bolsa da CAPES. É professor associado do Colegiado de Pedagogia e do Mestrado e Doutorado (recém aprovado) em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Coordenou o Grupo de Pesquisa História e Historiografia na Educação (2010-15). Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação da UNIOESTE (2011-15). Foi professor de Culturas Hispânicas do Curso de Graduação em Letras - Espanhol, Unioeste/PARFOR - Modalidade Presencial. Foi professor e orientou trabalhos do PDE - Paraná na área de Pedagogia. Realizou pós-doutorado em História Contemporânea junto à UCM - Espanha, sob orientação da Professora Catedrática Elena Hernández Sandoica, entre 2015 e 2017, com bolsa Pós-Doutorado Sênior da CAPES.

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Publicado

2020-11-04

Como Citar

Borges, L. R., & Fiuza, A. F. (2020). Mulheres na universidade: a presença feminina no movimento estudantil paranaense (1964-85). Revista Diálogo Educacional, 20(67). https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.067.DS11