Memórias e narrativas dos estudantes da educação do campo mediadas pelo caderno da realidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.070.DS04

Resumo

Este texto nasce no seio das experiências formativas empreendidas na Licenciatura em Educação do Campo, da Universidade Federal do Espírito Santo, no campus de Goiabeiras/Vitória, ES. Tem como objetivo dialogar com as memórias e narrativas dos sujeitos em formação, registradas nos Cadernos da Realidade, buscando à luz destas conhecer, reconhecer e compreender os processos enredados. Investiga como o uso desses cadernos tem potencializado as aprendizagens construídas nos territórios formativos do tempo universidade e do tempo comunidade. Fundamenta-se nos estudos de Walter Benjamin (1996), em especial nas discussões sobre experiência, e produz interlocuções teóricas com autores que caminham com o Movimento Nacional da Educação do Campo e a Formação por Alternância. Como perspectiva metodológica, analisa narrativas e memórias registradas nos Cadernos da Realidade a partir das discussões de Josso (2004) e Bertaux (2010). Compreende que os Cadernos podem ser empregados como mediações didático-pedagógicas da formação por alternância, capazes de propulsarem o pensar reflexivo e problematizador da inserção comunitária dos estudantes, do desenvolvimento profissional docente no campo e, ainda, da própria trajetória dos sujeitos na licenciatura em Educação do Campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janinha Gerke, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora adjunta da Universidade Federal do Espírito Santo, Departamento de Educação, Política e Sociedade, Licenciatura em Educação do Campo. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pelo Centro Universitário São Camilo (2003), Mestrado (2007) e Doutorado (2014) em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação, do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo com pesquisas na linha de Cultura, Currículo e Formação de Educadores. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Formação de Professores e Educação do Campo, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Ensino-aprendizagem, Educação do Campo, Pedagogia da Alternância e Gestão Educacional. Trabalhou como docente nas Escolas Famílias Agrícolas, tutora no curso de Especialização em Educação do Campo (2009/2010) e professora pesquisadora do curso de aperfeiçoamento em Educação do Campo (2013 -2014), na modalidade a distância, pela UaB. Atuou como Secretária Municipal de Educação do Município de Anchieta. É Membro do Grupo de Investigação Internacional do Sistema Dual-Alternância, coordenado pela professora Drª Claúdia Gagnon, Universidade de Sherbrooke, Canadá e do grupo de Pesquisa CNPq Culturas, Parcerias e Educação do Campo. Autora dos livros: "Formação e Profissão Docente do Campo"; "Formação de Professores na Pedagogia da Alternância: Saberes e Fazeres do Campo".

Alessandro da Silva Guimarães, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduação em Bacharelado (2005) e licenciatura plena (2005) em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo. Graduação em licenciatura plena em Filosofia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2012). Especialização nas áreas de Ciências Humanas e Sociais (2006) e Filosofia e Psicanálise (2012). Mestrado (2009) e doutorado (2014) em Educação, ambos pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente é professor adjunto I da Universidade Federal do Espírito Santo lotado no Departamento de Educação, Política e Sociedade (DEPS- Centro de Educação), atuando como docente e pesquisador no curso de licenciatura em educação do campo.

Downloads

Publicado

2021-08-26

Como Citar

Gerke, J., & Guimarães, A. da S. (2021). Memórias e narrativas dos estudantes da educação do campo mediadas pelo caderno da realidade. Revista Diálogo Educacional, 21(70). https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.070.DS04