Políticas públicas de educação, a formação dos professores e a instrução pública no período de 1946-1971: Escola Estadual Dom Orione (Curitiba/PR)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.063.AO07

Resumo

Este artigo trata da relação entre as políticas públicas de educação, a formação dos professores e a instrução pública em Curitiba/PR. Neste texto, focaliza-se uma das instituições pesquisadas, a Escola Estadual Dom Orione, no período 1946-1971, segundo os documentos escolares e o testemunho dos professores que a vivenciaram. Para levantar as fontes e selecioná-las utilizou-se a metodologia histórico-documental. Foram levantados documentos escolares do acervo da instituição pesquisada e coletados depoimentos de professores que vivenciaram as propostas no período. A análise dos conteúdos fundamentou-se em Araújo (2012), Carvalho (1989), Souza (2015, 2009), Bloch (2001), Ciavatta (2007), Mira et al. (2017) e Padis (2006). Como resultado da pesquisa é possível afirmar que os dados indicam forte importância da gestão escolar nas adequações vividas pela escola. Tal importância foi observada nos documentos, imagens e testemunho dos participantes da investigação. A passagem da instituição de orientação confessional para escola pública teve a presença da igreja mesmo após a escola haver passado para a gestão do estado. A aplicação das legislações referentes ao período não foi percebida pelos testemunhos, levantando a hipótese de que tais políticas não foram implantadas de imediato. O bom êxito do ensino na vida dos estudantes foi comprovado porque muitos, após a conclusão dos cursos, direcionaram-se à Escola Técnica de Curitiba, hoje Universidade Federal Tecnológica do Paraná, demonstrando resultados positivos. A tríade: estado, igreja e família foi um fator muito elogiado pelos professores, assim como a direção da escola.

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Biografia do Autor

Maria Elisabeth Blanck Miguel, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1964), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1982) e doutorado em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação brasileira, educação paranaense, história da educação, formação de professores e fontes da história da educação. Professora pesquisadora do CNPq.

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Publicado

2019-12-20

Como Citar

Miguel, M. E. B. (2019). Políticas públicas de educação, a formação dos professores e a instrução pública no período de 1946-1971: Escola Estadual Dom Orione (Curitiba/PR). Revista Diálogo Educacional, 19(63), 1707–1728. https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.063.AO07