Religiosa, imigrante, mulher: Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo – Scalabrinianas num olhar transnacional (1895-1917)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.063.DS05

Resumo

O objetivo do presente artigo é analisar as transferências culturais e os processos de hibridização que marcam e constituem os primeiros anos da congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo – Scalabrinianas, em sua chegada ao Brasil, com especial atenção ao Rio Grande do Sul em uma abordagem transnacional. O recorte espaço-temporal considera a migração de um pequeno grupo de irmãs da Itália e seu estabelecimento, inicialmente em São Paulo e, depois, a vinda para o Rio Grande do Sul e a emergência das primeiras escolas em solo gaúcho. Num diálogo entre a História Cultural e a História da Educação e por meio da análise documental histórica de correspondências, jornais, fotografias e relatórios, compreendemos o desafio do movimento migratório e algumas das possíveis ressonâncias na constituição da própria congregação. A experiência da migração de religiosas-mulheres produziu marcações, seja pelas trocas culturais, pelas confrontações com diferenças e com os processos de negociação construídos nos deslocamentos. Concluímos que a congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeu, Scalabrinianas, constitui-se numa condição transnacional, entre o prescrito na Itália e o vivido no Brasil, num deslocamento que envolveu inventividades e negociações nas dimensões do étnico, das relações de gênero e do próprio catolicismo na emergência de suas escolas.

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Biografia do Autor

Terciane Ângela LUCHESE, Programa de Pós-Graduação em História Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade de Caxias do Sul

Licenciada em História (UCS).

Mestre em História (PUC/RS).

Doutora em Educação (UNISINOS).

Pós doutorado UNIMOL e Universidade degli Studi di Macerata / Itália.

Professora da UCS.

Marina Matiello, Doutoranda PPGEdu/UCS.

Graduada em Pedagogia e em Psicologia pela Universidade de Caxias do Sul, Especialista em Psicopedagogia Institucional, Mestra e Doutoranda em Educação pela Universidade de Caxias do Sul. Atualmente é Secretária Municipal da Educação em Caxias do Sul/RS.

Alberto Barausse, Università Degli Studi del Molise

Alberto Barausse é professor ordinário (titular) de  Storia della Scuola e delle Istituzioni Educative (História da Educação) da Università del Molise e Diretor do Centro de Documentação e Pesquisa para a História das Instituições escolares, do Livro para Escola e da Literatura pela Infância (CeSIS) e do Museu da escola e da educação popular (Musep). Tem várias publicações em livros e artigos e nos últimos anos, como bolsista na PUCRS e na UFGRS trabalhou com temáticas ligadas aos processos educacionais dos imigrantes italianos em perspectiva transnacional atuando com grupos de pesquisas brasileiros entre os quais GRUPHEIM e a rede TRANSFOPRESS. É autor de várias publicações em livros e artigos. Integra os comitês científicos de várias revistas internacionais, bem como de diferentes sociedades científicas na Europa e na América Latina.

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Publicado

2019-12-20

Como Citar

LUCHESE, T. Ângela, Matiello, M., & Barausse, A. (2019). Religiosa, imigrante, mulher: Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo – Scalabrinianas num olhar transnacional (1895-1917). Revista Diálogo Educacional, 19(63), 1418–1445. https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.063.DS05