Educação e religião no projeto de Sofia Cavalletti: um modelo pedagógico e cultural

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DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.063.DS03

Resumo

Este artigo, resultado de pesquisa bibliográfica, busca compreender um dos múltiplos caminhos de diversas práticas empreendidas no cenário religioso e educativo, que é a participação efetiva de mulheres na organização da sociedade. Aborda os temas da educação e da religião a partir da concepção de Sofia Cavalletti (1917-2011), que com Gianna Gobbi (1920-2002), pedagoga montessoriana, desenvolve a Catequese do Bom Pastor (Catechesis of the Good Shepherd – CGS). Traça o contexto da Nova Escola e os pressupostos do projeto montessoriano para a compreensão dessa proposta para o cenário religioso e educativo. Assim como no método montessoriano, a CGS possibilita o manuseio de materiais concretos dando ênfase à educação dos sentidos. E como acontece com a maioria das abordagens, educacionais ou ministeriais, a CGS também tem seus críticos. O tempo de formação dos catequistas, considerado muito longo, a questão linguística nos escritos de Cavalletti, particularmente para um público de fala inglesa, e o fato de não fornecer definições precisas sobre as suas pesquisas, são alguns pontos delicados de seus pressupostos.

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Biografia do Autor

Edile Maria Fracaro Rodrigues, PUCPR

Doutora em Teologia e Mestre em Educação. Professora assistente da PUC-PR, Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação e Religião (GPER). 

Sérgio Rogério Azevedo Junqueira, Instituto de Pesquisa e Formação Educação e Religião

Livre Docente e Pós-Doutor em Ciência da Religião (PUCSP), Doutor e Mestre em Ciências da Educação (UPS), Especialista em Ensino Religioso (PUCSP), Licenciado em Pedagogia (UNIUBE) e Bacharel em Ciências Religiosas (IMACH). Líder do Grupo de Pesquisa Educação e Religião (GPER)

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Publicado

2019-12-20

Como Citar

Rodrigues, E. M. F., & Junqueira, S. R. A. (2019). Educação e religião no projeto de Sofia Cavalletti: um modelo pedagógico e cultural. Revista Diálogo Educacional, 19(63), 1374–1396. https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.063.DS03