Vestígios memorialísticos de Anísio Teixeira: interlocuções com a educação jesuítica no início do século XX

Autores

  • Sheila Cristina Monteiro Matos Universidade Católica de Brasília - UCB Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação
  • Carlos Ângelo de Meneses Sousa Universidade Católica de Brasília - UCB Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.064.AO03

Resumo

Este trabalho resgata e analisa os vestígios e interlocuções advindos da influência jesuítica do percurso formativo de Anísio Teixeira na Bahia, a partir de uma abordagem qualitativa e de cunho memorialista. A pesquisa priorizou a análise de discursos e de fontes documentais. Estudando a vida pública e os fazimentos de Anísio Teixeira, rememora-se o seu legado na proposta de um modelo educacional sem privilégios, destinada democraticamente para todos, com destaque para o Movimento Escolanovista e a criação de escolas de tempo integral, em Salvador e em Brasília. Observa-se que um dos modelos propostos em sua vida pública, as escolas de tempo integral, inspira-se naquele que Anísio vivenciou durante sua educação básica, em colégios jesuítas baianos, com destaque para o desenvolvimento das faculdades intelectuais, morais, sociais e físicas dos alunos. Sua vivência com pragmatistas e escolanovistas, tanto no Brasil quanto no exterior, cimentou uma concepção, tida como liberal, de uma Educação Integral laica para todos, não focada em filhos da elite, que, tradicionalmente, estavam presentes nos colégios jesuítas. Vale ressaltar que, durante as investigações, observamos um apagamento desse período jesuítico da memória anisiana, estigmatizado, inclusive, como indiferente, porém importante para a elucidação de questões que pairam na roda do pensamento educacional brasileiro.

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Biografia do Autor

Sheila Cristina Monteiro Matos, Universidade Católica de Brasília - UCB Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil com Estágio pós-doutoral da Universidade Católica de Brasília . Mestre em Educação pela UNIRIO. Psicopedagoga (UFRJ), Pedagoga com habilitação em Magistério, Magistério das séries iniciais, Supervisão Escolar, Orientação Educacional, Administração Escolar (UFPA), com experiência na educação infantil, no Ensino Fundamental, no Ensino Médio, EJA, EAD, Ensino Superior, Formação de Professores e Projetos Sociais. Foi Formadora do PNAIC UFRJ em 2014. Lecionou  Didática na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília(UnB). Áreas de atuação: Políticas Educacionais, Educação Integral, Educação Pública, Didática, Alfabetização e Letramento, Formação de Professores, Trabalho Docente, Sociologia da educação e História da Educação.

Carlos Ângelo de Meneses Sousa, Universidade Católica de Brasília - UCB Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação

Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB), com estudos na Universidade de Bonn(Alemanha), mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especialista em Educação Superior, bacharel em Ciências Sociais e licenciado em Teologia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atualmente é professor na Graduação e Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília(UCB), bem como pesquisador da Cátedra Unesco de Juventude, Educação e Sociedade/UCB. Tem experiência nas áreas de Sociologia e Educação, com ênfase em Sociologia da Educação e História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: juventude, movimentos sociais, religiosidades, política, tecnologias, sociabilidades e poder.

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Publicado

2020-03-26

Como Citar

Matos, S. C. M., & Sousa, C. Ângelo de M. (2020). Vestígios memorialísticos de Anísio Teixeira: interlocuções com a educação jesuítica no início do século XX. Revista Diálogo Educacional, 20(64). https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.064.AO03