Lecionar e pesquisar na educação básica: a atividade investigativa como caminho formativo para professores de português

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.064.AO02

Resumo

Com o presente artigo, objetivamos contribuir para a discussão acerca do desenvolvimento de pesquisa pelo professor de português no âmbito da educação básica brasileira.  A partir da noção de professor pesquisador e da análise dos dispositivos legais que normatizam a profissão docente no Brasil, o tema é tratado com base na articulação de estudos desenvolvidos nas áreas da formação de professores (ANDRÉ, 2001; CONTRERAS, 2002; DINIZ-PEREIRA e ZEICHNER, 2011; IMBERNON, 2016; GATTI, 2017 LÜDKE, 2000 e 2001 PIMENTA, 2012; TARDIF e MOSCOSO, 2018) e do ensino de língua (ANTUNES, 2003 e 2007; DORNELLA, 2007; GERALDI, 1996, 1997 e 2018; ILARI, 1997; PIETRI, 2003; SOARES, 2001). Os achados desta investigação indicam avanços no tocante à abordagem do tema nos diferentes campos de estudo e nas normativas oficiais, mas ressaltam os entraves existentes para a efetivação de propostas dessa natureza, tendo em vista a necessária efetivação das melhorias previstas nas condições de trabalho do professor pesquisador em atividade nesse nível da educação. Por outro lado, reafirmam a prática da pesquisa como caminho possível para a reconfiguração do trabalho docente, no tocante a questões relativas à autonomia desse profissional e a seu reconhecimento como produtor de conhecimento, bem como seu potencial para contribuir com a construção de práticas de ensino inovadoras, em consonância com os estudos linguísticos mais atuais.

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Biografia do Autor

Gabriela Lins Falcão, Instituto Federal de Pernambuco (Ifpe), Recife, Pe, Brasil

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco, graduada em Letras e mestra em Educação pela mesma universidade, participou como ouvinte e com apresentação de trabalhos em vários congressos na área de Educação, Linguística, Literatura e Língua Espanhola. Possui pesquisa acadêmica premiada pela UFPE, láurea acadêmica do Curso de Letras e experiências de ensino no nível básico e superior (UFPE e IFPE), presencial e a distância. Integrou o grupo de bolsistas do PIBIC e do PET LETRAS - Programa de Educação Tutorial, fomentado pelo Ministério da Educação e tutoriado pela profª Lívia Suassuna. Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), onde desenvolve projetos de extensão e de pesquisa na área de Educação e de Linguagem.

livia Suassuna, Universidade Federal De Pernambuco (Ufpe), Recife, PE, Brasil.

1. LICENCIADA EM LETRAS PELA UFPE (1981)

2. ESPECIALISTA EM LINGUÍSTICA APLICADA AO ENSINO DE PORTUGUÊS PELA UFPE (1984)

3. MESTRE EM LÍNGUA PORTUGUESA PELA PUC-SP (1989)

4. DOUTORA EM LINGUÍSTICA PELA UNICAMP (2004)

5. PROFESSORA ASSOCIADA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

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Publicado

2020-03-26

Como Citar

Falcão, G. L., & Suassuna, livia. (2020). Lecionar e pesquisar na educação básica: a atividade investigativa como caminho formativo para professores de português. Revista Diálogo Educacional, 20(64). https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.064.AO02