Escolas complementares na região fronteiriça do ex-Contestado (1928-1938)

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DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.061.DS06

Resumo

Neste artigo abordamos a criação e transformações das Escolas Complementares de Porto União (SC) e União da Vitória (PR), cidades fronteiriças criadas no final da Guerra do Contestado. Essas Escolas Complementares ofereceram, entre 1928 e 1938, oportunidades de estudos e de emprego praticamente imediato em uma área carente de professores e marcada pela convulsão, inclusive econômica, causada pelo conflito armado entre Paraná e Santa Catarina. O corpo docente e principalmente a conformação das duas instituições, a partir de determinações estaduais, resultou em peculiaridades que motivaram o trânsito de alunos que cruzaram a fronteira em busca de formação melhor e mais rápida. Em dezembro de 1938 a mudança na estrutura educacional em Santa Catarina extinguiu a formação de professores complementaristas; acontecimento que repercutiu não apenas do lado catarinense da fronteira, pois interrompeu o intercâmbio de uma década motivado pelas Escolas Complementares das duas cidades, escolas cujas atividades foram produtos e concorreram para a produção de “percepções do social” (CHARTIER, 1990).

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Biografia do Autor

Márcia Marlene Stentzler, Universidade Estadual do Paraná (Unespar)

Doutora em Educação Universidade Federal do Paraná (Ufpr). Professora adjunta na área de Fundamentos da Educação, na Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História da Educação (Nucathe). Entre as publicações estão os artigos: Arquivos escolares: uma caixa de surpresas com as especificidades e características de uma instituição educativa. Revista HISTEDBR On-line, v. 18, p. 420-444, 2018. Escolas complementares: um novo modelo de escola para formação de professores na região do Contestado (1928-1938). Práxis Educativa (UEPG), v. 13, p. 769-786, 2018. Termos de Inspeção: o papel do inspetor escolar na avaliação didático-pedagógica e material escolar (1934). Ensino & Pesquisa, v. 14, p. 36-51, 2016.

Liane Maria Bertucci, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pós-doutorado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Professora associada de História da Educação na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Entre suas publicações estão: Influenza, a medicina enferma. Campinas: Editora Unicamp, 2004. Spanish Flu in Brazil: searching for causes during the epidemic horror. In: Porras-Gallo, M. I. and R. A. Davis (Eds.) The Spanish Influenza pandemic of 1918-1919. Rochester: University of Rochester Press, 2014. A formação da “mãe de família” para o trabalho: ações de iniciação profissional feminina no Lar Infantil Icléa (Federação Espírita do Paraná), Curitiba nos anos 1950. Educação Unisinos, v. 23, p. 87-104, 2019 (em coautoria). Organizou em parceria o livro Saúde e Educação, um encontro plural. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2017.

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Publicado

2019-07-01

Como Citar

Stentzler, M. M., & Bertucci, L. M. (2019). Escolas complementares na região fronteiriça do ex-Contestado (1928-1938). Revista Diálogo Educacional, 19(61), 627–644. https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.061.DS06