Necessidades psicológicas básicas na docência stricto sensu: estudo de caso comparado (Brasil – Estados Unidos)

Autores

  • Jordana Wruck Timm Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, câmpus de Frederico Westphalen (URI/FW) http://orcid.org/0000-0002-4445-1909
  • Tarcia Rita Davoglio Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.063.AO05

Resumo

Este estudo fundamentou-se na Self-Determination Theory (SDT) que pressupõe que a motivação autônoma resulta da interação entre demandas internas do self e nutrientes contextuais, permitindo ou não a satisfação das necessidades psicológicas básicas (NPB) de Autonomia, Competência e Pertencimento. Visou caracterizar e comparar as descrições operacionais das NPB de docentes que atuam em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu na área da Educação. Foram realizadas entrevistas com duas professoras brasileiras e duas norte-americanas, sendo as informações analisadas pelos princípios da Análise de Conteúdo. A partir das três categorias a priori, emergiram trinta e sete subcategorias, seis das quais se repetiram em ambos os contextos; catorze subcategorias foram específicas para o contexto brasileiro concentrando-se majoritariamente na Competência; as outras dezessete específicas do contexto norte-americano predominaram no Pertencimento. Os resultados evidenciaram diferenças relevantes nas definições NPB que impactam na motivação autônoma entre os dois grupos de docentes, relacionadas a elementos de ordem pessoal e institucional.

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Biografia do Autor

Jordana Wruck Timm, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, câmpus de Frederico Westphalen (URI/FW)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atualmente possui bolsa de pesquisa pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado PNPD/CAPES/MEC e é professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, câmpus de Frederico Westphalen (URI/FW). E-mail: [email protected]

Tarcia Rita Davoglio, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com pós-doutorado em Educação pela Escola de Humanidades da PUCRS.

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Publicado

2019-12-20

Como Citar

Timm, J. W., & Davoglio, T. R. (2019). Necessidades psicológicas básicas na docência stricto sensu: estudo de caso comparado (Brasil – Estados Unidos). Revista Diálogo Educacional, 19(63), 1664–1681. https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.063.AO05