Mídia social em contexto de hibridismo e multimodalidade: o percurso da experiência na formação de mestres e doutores
DOI:
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.045.DS02Resumo
Este artigo se contextualiza no Grupo de Pesquisa Educação Digital (GPe-dU Unisinos/CNPq), vinculado à linha de pesquisa Educação, Desenvolvimento e Tecnologias, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisinos e parte da problemática: Como as mídias sociais podem contribuir com o processo de formação de professores-pesquisadores em contexto de hibridismo e multimodalidade? Seu objetivo consiste em compreender e discutir os significados construídos em relação à docência para a formação do professor-pesquisador em contexto de hibridismo e multimodalidade, quando um dos espaços disponibilizados para a prática pedagógica é uma mídia social. A pesquisa, exploratória e qualitativa, é inspirada no método cartográfico e faz uso da observação; de textos e fotografia digitais; de discursos; e de acompanhamento da experiência (trilhas). Para a análise dos dados utiliza a análise textual discursiva. Os principais resultados evidenciam que as mídias sociais podem contribuir com a formação do professor-pesquisador tanto por meio da criação de grupos no âmbito das atividades acadêmicas curriculares quanto no âmbito da prática de pesquisa e da orientação. Os dados indicam que um número significativo de sujeitos continua interagindo nos grupos, mesmo após seu término, o que contribui para que se constitua enquanto uma comunidade virtual de aprendizagem e de prática, além disso, a cada novo semestre, novos sujeitos passam a integrar essa comunidade, o que enriquece as trocas, dando origem a um processo de formação continuada.Downloads
Referências
CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Rizoma. In: DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995. v. 1. p. 11-38.
FRANCO, A. A rede. São Paulo, 2011. Disponível em: <http://net-hcw.ning.com/page/a-rede>. Acesso em: 10 jun. 2012.
GALIAZZI, M. C.; MORAES, R. Análise textual discursiva. Ijuí: Editora Unijuí,2011.
KASTRUP, V. O método cartográfico e os quatro níveis da pesquisa-intervenção.In: CASTRO, L.R.; BESSET, V. (Org.). Pesquisa-intervenção na infância e adolescência.Rio de Janeiro: Nau Editora, 2008.
LATOUR, B. Reagregando o social: uma introdução à teoria do ator-rede. São Paulo: Edusc, 2012.
LATOUR, B. Jamais fomos modernos. Rio de Janeiro: Editora 34, 1994.
LEMOS, A. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea.
Porto Alegre: Sulina, 2002.
LÉVY, P. Cibercultura. Rio de Janeiro: Editora 34, 1999.
MATURANA, H. R. Transformación en la convivencia. Santiago de Chile: Dólmen Ediciones, 1999.
MATURANA, H. R. A ontologia da realidade. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2002.
MATURANA, H. R.; VARELA, F. J. G. A árvore do conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. São Paulo: Palas Athena, 2002
PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L. Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividades. Porto Alegre: Sulina, 2010.
SCHLEMMER, E.; LOPES, D. Q. Redes sociais digitais, socialidade e MDV3d: uma perspectiva da tecnologia-conceito ECODI para a educação online. In: LUPION, P. T.; WAGNER, P. R.(Org.). Redes sociais e educação: desafios contemporâneos. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2012. v. 1. p. 1-15.
SCHLEMMER, E. O trabalho por projetos em educação a distância: uma parceria. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 6., 1999, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ABED, 1999. p. 1-12.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.