Dossiês com publicação em 2024
DOSSIÊ: Editoração de periódicos científicos em Educação: tópicos contemporâneos
Ementa: A editoração de periódicos científicos na área educacional vem se complexificando nos anos recentes, em consonância com as exigências do mercado internacional. Partindo desse pressuposto, o dossiê tem como objetivo publicar artigos que propiciem o aprofundamento de reflexões sobre a gestão de periódicos científicos no campo da Educação; critérios de avaliação de publicações acadêmicas; produção e circulação de revistas científicas; impacto das comunicações acadêmicas na era digital; acesso aberto e sustentabilidade dos periódicos; boas práticas para periódicos científicos; o preprint no contexto da publicação científica; indexação e base de dados de periódicos; entre outros.
Editores associados:
Carlo Schmidt (Universidade Federal de Santa Maria - UFSM)
Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira (Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR)
Jefferson Mainardes (Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG)
Prazo de submissão: até 30 de abril de 2024
Previsão de publicação: setembro de 2024 – v. 24, n. 82
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
DOSSIÊ: A Educação no mundo das plataformas, da conectividade e da inteligência artificial
Ementa: As tecnologias digitais vêm redesenhando praticamente todas as esferas da vida social desde o seu surgimento. Se, em um passado não muito distante, o acesso a essas tecnologias era ainda relativamente limitado, hoje os aparelhos computacionais são ubíquos em escala global, juntamente com softwares de aplicação de fácil manuseio e conectividade através da rede mundial de computadores. Alguns dos desenvolvimentos mais recentes nesse campo incluem a popularização das tecnologias imersivas (Realidade Aumentada e Realidade Mista), a plataformização de instituições bem como de setores estratégicos da sociedade, a proliferação vertiginosa de artefatos culturais digitais produzidos e distribuídos através de redes sociais, blogs, websites e plataformas, o desenvolvimento de sistemas de inteligência artificial cada vez mais responsivos, entre outros. Para o campo educacional e pedagógico, ao mesmo tempo em que esses avanços abrem novas alternativas e possibilidades, também trazem uma série de desafios e riscos. Diante deste cenário, o presente dossiê pretende dar visibilidade às pesquisas do campo educacional que se ocupam dos mais recentes desenvolvimentos na área de interface entre as tecnologias digitais e a Educação.
Editores associados:
Bianca Salazar Guizzo (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFSM)
Edgar Roberto Kirchof (Universidade Luterana do Brasil - ULBRA)
Ana Maria Silva Machado (Universidade de Coimbra – UC - Portugal)
Prazo de submissão: até 20 de julho de 2024
Previsão de publicação: dezembro de 2024 – v. 24, n. 83.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------