RESÍDUOS DA INDÚSTRIA DE FILETAGEM DE TILÁPIA DO NILO (OREOCHROMIS NILOTICUS) NA FORMA DE FARINHAS E SILAGEM PARA A ALIMENTAÇÃO DE LAMBARI (ASTIANAX BIMACULATUS)

Autores

  • Wilson Rogério Boscolo Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Câmpus Toledo, Toledo, PR
  • Aldi Feiden Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Toledo, PR
  • Arcângelo Augusto Signor Instituto Federal do Paraná (IFPR), Câmpus de Foz do Iguaçu, PR
  • Sidnei Klein Universidade Estadual de Maringá (UEM), Câmpus de Maringá, Toledo, PR
  • Fábio Bittencourt Universidade Estadual Paulista (Unesp), Câmpus de Jaboticabal, Jaboticabal, SP
  • Arlindo Fabrício Corrêia Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Câmpus de Cascavel, PR

DOI:

https://doi.org/10.7213/academica.7697

Palavras-chave:

Desempenho produtivo, Ração, Subprodutos

Resumo

O trabalho objetivou avaliar a inclusão de resíduos da indústria de filetagem de tilápias do Nilo (Oreochromis niloticus) na forma de farinha (FT) e silagem (SR) na alimentação de lambari (Astianax bimaculatus). Foram utilizados 100 alevinos de lambari, com peso inicial de 0,087 ± 0,006 g, distribuídos em 20 aquários com capacidade de 30 L, em um delineamento experimental inteiramente casualizado com quatro tratamentos e cinco repetições. A ração-controle foi formulada a base de milho, farelo de soja e farelo de trigo, sem inclusão de alimentos de origem animal e os outros três tratamentos apresentaram a inclusão de resíduos da indústria de filetagem de tilápia como fonte de proteína de origem animal: FT (100%); SR (100%); FT (50%) + SR (50%). O arraçoamento foi realizado quatro vezes ao dia, na forma farelada e à vontade durante 32 dias. Os parâmetros físicos e químicos da água como pH, condutividade elétrica (mS/cm) e oxigênio dissolvido (mg/L) foram medidos semanalmente, enquanto que a temperatura (°C) foi monitorada diariamente às 8h e às 17h. Os parâmetros zootécnicos avaliados nos lambaris foram peso final médio, ganho de peso médio, comprimento final médio, conversão alimentar aparente, sobrevivência e fator de condição. Não houve diferenças significativas entre os tratamentos para os parâmetros zootécnicos avaliados (p > 0,05). Conclui-se que tanto a FT como a SR podem ser utilizadas conjuntamente ou de maneira distinta em rações para alevinos de lambari sem causar prejuízo no desempenho dos animais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

15-04-2012

Como Citar

1.
Boscolo WR, Feiden A, Signor AA, Klein S, Bittencourt F, Corrêia AF. RESÍDUOS DA INDÚSTRIA DE FILETAGEM DE TILÁPIA DO NILO (OREOCHROMIS NILOTICUS) NA FORMA DE FARINHAS E SILAGEM PARA A ALIMENTAÇÃO DE LAMBARI (ASTIANAX BIMACULATUS). Rev. Acad. Ciênc. Anim. [Internet]. 15º de abril de 2012 [citado 24º de novembro de 2024];10(2):189-95. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/cienciaanimal/article/view/12200

Edição

Seção

Artigo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)