Edu-eco-communities: designing sustainable and community based learning environments | Edu-eco-comunidades: conceber ambientes de aprendizagem sustentáveis e comunitários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2965-1557.037.e202532177

Resumo

A era do Antropoceno, marcada por recursos limitados e responsabilidade compartilhada pelo seu uso, exige que os ambientes educacionais sirvam de modelo para práticas ecologicamente sustentáveis contra o uso indevido e o desperdício de recursos. Para isso, os ambientes de aprendizagem devem espelhar as realidades ecológicas do Antropoceno, oferecendo recursos limitados a serem compartilhados e preservados entre as gerações. Eles também devem promover práticas democráticas e participativas para distribuir a responsabilidade pela conservação dos recursos. Dada a urgência de redirecionar as práticas educacionais para a sustentabilidade, nos baseamos no bem estabelecido Método Montessori, que exemplifica o aprendizado eco-sustentável ao integrar recursos locais com ferramentas educacionais especialmente projetadas. Além disso, seus princípios de liberdade, organização, cuidado e rituais demonstram a participação democrática na governança.

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Biografia do Autor

Laura Desirèe Di Paolo, University of Sussex

Doutor em Filosofia, Filosofia da Vida e Ciências Cognitivas, “Sapienza” - Universidade de Roma

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Publicado

2025-06-09

Como Citar

Di Paolo, L. D. (2025). Edu-eco-communities: designing sustainable and community based learning environments | Edu-eco-comunidades: conceber ambientes de aprendizagem sustentáveis e comunitários . Revista De Filosofia Aurora, 37. https://doi.org/10.1590/2965-1557.037.e202532177

Edição

Seção

Think Global, Act Local: Filosofia, educação e desafios ambientais