O estatuto político do significante vazio: identidade coletiva, psicanálise e política
DOI:
https://doi.org/10.7213/1980-5934.33.058.DS05Palavras-chave:
identidade, psicanálise, política, Lacan, LaclauResumo
Neste artigo procuramos apresentar os elementos que possibilitam a constituição das identidades coletivas a partir de quatro conceitos fundamentais: a demanda, o significante vazio, a identificação e o gozo (la jouissance). Primeiro, revisitamos Freud trazendo a noção de identificação pensada em sua determinação política. Em seguida, buscamos justificar a especificidade da noção lacaniana de significante vazio, repensado por Ernesto Laclau enquanto um conceito político fundamental implicado na constituição e formação das identidades coletivas. Avançamos na lógica do significante e das demandas insatisfeitas que se organizam basilarmente na composição das identidades coletivas a partir de casos específicos e formalizações. Com este trabalho, temos como objetivo contribuir com a reflexão e debate psicanalítico, filosófico e político acerca das identidades políticas, sociais, de gênero, de diversidade sexual, étnicas e culturais em suas mais variadas formas.
Downloads
Referências
BUTLER, J.; LACLAU, E.; ZIZEK, S. Contingency, Hegemony, Universality: Contemporary Dialogues on the Left. 2. ed. [S.l.]: Editora Verso, 2011.
FREUD, S. O futuro de uma ilusão. Rio de Janeiro: Imago, 2006.
FREUD, S. O mal-estar na civilização. São Paulo: Cia das Letras, 2010.
FREUD, S. Obras Completas. São Paulo: Cia das Letras, 2011. v. 15: Psicologia das massas e outros textos.
HOWARTH, D. Discourse. Buckingham: Open University Press, 2000.
LACAN, J. O seminário, Livro 16 – De um Outro ao outro, Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008b.
LACAN, J. O seminário, Livro 9 – A identificação. Recife: Centro de estudos Freudianos do Recife, 2003.
LACLAU, E. A Razão populista. São Paulo: Três Estrelas, 2013.
LACLAU, E. Articulación del sentido y límites de la metáfora, Santiago, Chile - El instituto de Humanidades de la universidad Diego Portales: Conferencia de 18 de mayo de 2010. (Apresentação oral).
LACLAU, E. El discurso, lo político y la dimensión ontológica: una entrevista con Ernesto Laclau: Revista de la Academia, v. 22, primavera 2016.
LACLAU, E. Emancipação e Diferença. Rio de Janeiro: Eduerj, 2011.
LACLAU, E. Los fundamentos retóricos de la sociedad. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2014.
LACLAU, E; MOUFFE, C. Hegemony and Socialist Strategy Towards a Radical Democratic Politics. 2. ed. London: British Library, 2001.
LOSURDO, D. Contra história do liberalismo. Aparecida, SP: Ideias e Letras, 2006
LE BON, G. Psicologia das multidões. Trad. Ivone Moura Delraux. Lisboa: Edições Roger Delraux, 1980. (Título original: Psychologie des foules © Presses Universitaires de France, 1895).
LEFORT, C. The Question of Democracy in Democracy and Political Theory. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1988.
PEREZ, D. O. A eliminação sistemática de pessoas e os limites do político: breve ensaio sobre a ação política. In: CASTELO BRANCO, G. (org.). Terrorismo de Estado. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
PEREZ, D. O.; STARNINO, A. (Org.). Por que nos identificamos? Curitiba: CRV, 2018.
STARNINO, A. Entre o couro e a carne: Jacques Lacan e questão da identidade e identificação. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2018.
STARNINO, A. Freud, Lacan e Laclau: o entroncamento ardiloso entre discurso, pulsão e gozo. Voluntas, v. 11, n. 1, p. 432-453, 2020.
STARNINO, A. Sobre Identidade e identificação em Psicanálise: um estudo a partir do Seminário IX de Jacques Lacan. Revista Dois Pontos, Curitiba, v., n., p., 2016.
ZIZEK, S. Eles não sabem o que fazem: o sublime objeto da ideologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A autoria permanece com a pessoa autora da obra, que concede à revista e à PUCPRESS (Associação Paranaense de Cultura - EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT) o direito de primeira publicação. O conteúdo publicado será regido pela licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual autoriza o compartilhamento do material, desde que devidamente atribuída a autoria e reconhecida a publicação original nesta revista. O autor compromete a cumprir o que segue:
- A pessoa autora manifesta ciência no que diz respeito ao tratamento dos dados necessários para a execução do presente instrumento, o qual será realizado nos ditames do art. 7º, V, da Lei 13.709/2018, declarando a pessoa autora, que foi devidamente informada da finalidade de utilização de seus dados bem como dos direitos que lhe são inerentes, ficando desde já disponibilizado o seguinte canal de comunicação para esclarecimento de qualquer tipo de dúvida https://privacidade.grupomarista.org.br/Privacidade/
- A pessoa autora, desde já, autoriza a Revista de Filosofia Aurora e a EDITORA PUCPRESS (Associação Paranaense de Cultura - EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT) a utilizar seu nome e imagem nos materiais de divulgação do objeto deste instrumento, em qualquer formato, mídia e meio de comunicação, bem como para as demais finalidades avençadas neste contrato.
- A pessoa autora afirma que a obra/material é de sua autoria e assume integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- A pessoa autora concede à Revista de Filosofia Aurora e à PUCRPRESS (Associação Paranaense de Cultura - EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT) o direito de primeira publicação da obra/material, de forma gratuita e não exclusiva, conforme os termos da licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. A pessoa autora mantém integralmente os direitos patrimoniais e morais sobre a obra, podendo utilizá-la livremente em outros contextos, desde que respeitada a atribuição da publicação original.
- A PUCRPRESS (Associação Paranaense de Cultura - EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT) empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- A pessoa autora autoriza a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor durante o processo de submissão e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela Revista de Filosofia Aurora, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.


