A PEDAGOGIA DE HEGEL E A AÇÃO FORMADORA DA ALTERIDADE CULTURAL

Autores/as

  • Cesar Ramos PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.7213/rfa.v15i16.982

Resumen

O artigo tem por objetivo tematizar algumas teses pedagógicas de Hegel, vinculando-as com a idéia de formação operada pela alteridade da cultura como conceito filosófico. Algumas categorias básicas do sistema hegeliano serão abordadas como elementos teóricos/especulativos que balizam uma possível pedagogia hegeliana, tais como: a idéia do aperfeiçoamento do indivíduo relacionado com a perfectibilidade no desenvolvimento do espírito; a noção de formação/cultura (Bildung); as categorias lógicas da mediação, da
alteridade e da alienação (Entäusserung); a concepção da disciplina (Zucht) na relação educador-educando e, finalmente, a força conceitual da universalidade da vida ético-política (Sittlichkeit) na figura do Estado que se apresenta como paradigma para a educação.
Palavras-chave: Hegelianismo, Educação, Formação, Cultura.

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Publicado

2003-05-10

Cómo citar

Ramos, C. (2003). A PEDAGOGIA DE HEGEL E A AÇÃO FORMADORA DA ALTERIDADE CULTURAL. Revista De Filosofía Aurora, 15(16), 41–45. https://doi.org/10.7213/rfa.v15i16.982