O mercado do mental

Autores/as

  • Antônio Márcio Ribeiro Teixeira Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.7213/rfa.v23i33.8315

Resumen

O autor se propõe a uma descrição crítica do meio sócio-técnico no qual se constitui o mercado da saúde mental, dando ênfase à passagem da definição instrumental do sujeito para a constituição contemporânea do sujeito do consumo. Ao criticar a reificação instrumental do sujeito, assim como o processo de homogeneização coletiva do qual as práticas de avaliação dependem para fixar o seu objetivo, o artigo expõe o modo pelo qual a experiência psicanalítica revela um objeto inavaliável na relação do sujeito com o gozo, no sentido de algo que não se presta ao uso instrumental nem tampouco comporta medidas de comparação ou critérios de equivalência.

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Publicado

2011-05-05

Cómo citar

Ribeiro Teixeira, A. M. (2011). O mercado do mental. Revista De Filosofía Aurora, 23(33), 393–405. https://doi.org/10.7213/rfa.v23i33.8315