Um marco na escola brasileira da não-individualidade quântica

Resenha de Décio Krause (2024), Introdução à Filosofia e à Lógica da Física Quântica, com ênfase nas questões da identidade e individualidade das entidades quânticas. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/2965-1557.037.e202532791

Resumen

Nesta resenha, apresentamos o mais recente livro do filósofo Décio Krause, um dos mais importantes autores em  filosofia da física. Krause é o principal representante do que denominamos ‘escola brasileira da não-individualidade quântica’. Juntamente com a apresentação do livro, tecemos alguns comentários acerca de temas discutidos por Krause no livro, como a metafísica da não-individualidade e o anti-excepcionalismo lógico,  e sua relação com lógicas não-clássicas, focando na concepção metafísica do autor.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Raoni Arroyo, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Raoni Arroyo é pesquisador de pós-doutorado no Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Brasil. É bolsista do processo No 2021/11381-1, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), e membro do Grupo de Pesquisa em Lógica e Fundamentos da Ciência (CNPq). Seus principais interesses filosóficos concentram-se nos aspectos metodológicos e epistemológicos da metafísica da ciência, particularmente em relação ao realismo científico. Seu trabalho investiga as relações entre ciência e metafísica, contribuindo para debates mais amplos na filosofia da ciência. Além de sua atuação na UNICAMP, Raoni foi pesquisador visitante em diversas instituições de prestígio, incluindo a Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil), a Università degli Studi Roma Tre (Itália), a Università degli Studi di Cagliari (Itália), a University of Bristol (Reino Unido) e a Utrecht University (Países Baixos). Atua também como professor colaborador no programa de pós-graduação em filosofia da UNICAMP.

Jonas R. Becker Arenhart, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Jonas Rafael Becker Arenhart é professor associado do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis, SC – Brasil) e membro do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Maranhão (Maranhão – Brasil). Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), é membro do conselho editorial da Principia – An International Journal of Epistemology. Obteve seu doutorado em Filosofia em 2011 pela Universidade Federal de Santa Catarina, sob a orientação do professor Décio Krause. É membro do Grupo de Pesquisa em Lógica e Fundamentos da Ciência (CNPq) e da International Network on Foundations of Quantum Mechanics and Quantum Information. Suas principais áreas de interesse são lógica, filosofia da lógica e paraconsistência, além da busca por uma interação produtiva entre ciência e metafísica, com foco em mecânica quântica, tendo publicado sobre esses temas em periódicos internacionais.

Publicado

2025-05-02

Cómo citar

Arroyo, R., & Becker Arenhart, J. R. (2025). Um marco na escola brasileira da não-individualidade quântica: Resenha de Décio Krause (2024), Introdução à Filosofia e à Lógica da Física Quântica, com ênfase nas questões da identidade e individualidade das entidades quânticas. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna. Revista De Filosofía Aurora, 37. https://doi.org/10.1590/2965-1557.037.e202532791

Número

Sección

Resenha