A Filosofia como alicerce para o Ensino Contextual de Ciências: Por que não podemos concordar em discordar? | Philosophy as a Foundation for Contextual Science Teaching: Why can't we agree to disagree?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/2965-1557.037.e202531545

Resumen

Neste artigo, parte-se de uma concepção contemporânea de currículo para sugerir a aproximação das aulas de ciências e filosofia no ensino médio. Inicialmente, são identificados alguns alicerces conceituais desenvolvidos em diferentes campos do conhecimento ao longo do século XX, na Filosofia da Ciência, na História da Ciência e na Educação em Ciências. Tais conceitos-chave de referência são reunidos aqui não para representar uma linearidade histórica ou algum tipo de unificação paradigmática, mas como pontos de uma rede cartográfica que baliza uma dada visão de mundo. O tratamento explícito e reflexivo desses conceitos objetiva oferecer subsídios históricos e epistêmicos para o desenvolvimento de práticas interdisciplinares na educação básica sobre aspectos da Natureza da Ciência (NdC). Em defesa do pluralismo metodológico, o texto segue discutindo alguns modelos de NdC e sua repercussão na pesquisa sobre educação em ciências. Considera-se que da conjugação desses conceitos resultam condições ótimas para o ensino contextual de ciências, envolvendo as disciplinas de Filosofia e das Ciências da Natureza, a Biologia, a Física e a Química.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Elice de Brzezinski Prestes, USP

Concluí Graduação em Ciências Biológicas na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1983). Atuei na pesquisa em biologia marinha e como professora de biologia no ensino médio, principalmente na rede pública. Criei meu primeiro filho durante a Especialização em História da Ciência e Epistemologia na Universidade Estadual de Campinas (1992) e o mestrado em Ciência Ambiental na Universidade de São Paulo (1997). Fiz o Doutorado, na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2003), com Doutorado-sanduíche (CNPq 2002) no Sphere-REHSEIS) da Universidade de Paris 7 e com o nascimento de meu segundo filho (retirado de Lattes. 

Publicado

2025-02-07

Cómo citar

de Brzezinski Prestes, M. E. (2025). A Filosofia como alicerce para o Ensino Contextual de Ciências: Por que não podemos concordar em discordar? | Philosophy as a Foundation for Contextual Science Teaching: Why can’t we agree to disagree?. Revista De Filosofía Aurora, 37, e202531545. https://doi.org/10.1590/2965-1557.037.e202531545

Número

Sección

Fluxo contínuo