Guerra, terrorismo de Estado y la (in)condición humana

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/1980-5934.035.e202329799

Resumen

Bajo la inspiración del texto “Guerra, terrorismo y condición humana”, de Antonio Valverde, este texto busca discutir el tema de la guerra, señalando las disparidades de género y clase que conlleva; tratándolo como una especie de terrorismo de Estado y discutiendo la condición inhumana resultante de todas las guerras, ejemplificada por dos clásicos del cine mundial.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lilian Simone Godoy Fonseca, UFVJM

Bacharel em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1993), mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e doutora em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Pesquisas na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Política e Filosofia da Ciência e da Técnica, com foco principalmente nos seguintes temas: filosofia, ética, Kant, Habermas, ética do discurso, Hans Jonas, ética da responsabilidade, filosofia da técnica. Em sua dissertação abordou o princípio de universalização da ética do discurso habermasiana e em sua tese investigou as implicações éticas da aplicação das biotecnologias em seres humanos, a partir da perspectiva jonasiana, ampliando a pesquisa para a questão da técnica na sociedade atual e sua repercussão para a humanidade futura. Colaborou com um Projeto de Pesquisa realizado no Departamento de Filosofia do Centro de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal do Piauí, coordenado pelo Prof. Dr. Helder Buenos Aires de Carvalho, intitulado: Responsabilidade como princípio e virtude: fundamentos filosóficos para uma ética ambiental? Um estudo a partir das teorias morais de Hans Jonas e Alasdair MacIntyre - período 2008-2009. Pesquisadora do Núcleo de Estudos do Pensamento Contemporâneo, sob a coordenação do Prof. Ivan Domingues. Professora Visitante (aprovada em concurso) do Departamento de Filosofia da UFMG, nas disciplinas de Ética, Filosofia da Biologia e Filosofia das Ciências Sociais, de março de 2010 a outubro de 2012. Aprovada em concurso na UFVJM, em fevereiro de 2013. Professor Adjunto II da Faculdade Interdisciplinar de Humanidades da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, do Curso de Bacharelado em Humanidades, desde fevereiro de 2013. Membro do GT Hans Jonas da Anpof e do CNPq. Membro do CEFIL, Coordenadora da linha de pesquisa Ética e Bioética. Vice-coordenadora do Curso de Humanidades da FIH, UFVJM, de abril de 2014 a julho de 2015. Coordenadora do Curso de Humanidades da FIH, UFVJM, de agosto de 2015 a abril de 2016. Coordenadora Pro-tempore do Curso de Humanidades da FIH, UFVJM, de abril a junho de 2016. Coordenadora do Curso de Especialização no Ensino de Filosofia no Ensino Médio, (CEFEM) modalidade a distância (Capes/UAB/EAD/UFVJM). Coordenadora do Projeto de Extensão Cine Mercúrio: Movimentação de culturas e linguagens. Membro titular, desde março de 2013, e vice-coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa da UFVJM de setembro de 2016 a fevereiro de 2018. Professor permanente do PPGEd e do MPICH da UFVJM. Membro do GT Filosofia da Tecnologia e da Técnica da Anpof e do CNPq.
(Texto informado pelo autor)

Publicado

2023-06-30

Cómo citar

Godoy Fonseca, L. S. (2023). Guerra, terrorismo de Estado y la (in)condición humana. Revista De Filosofía Aurora, 35. https://doi.org/10.7213/1980-5934.035.e202329799

Número

Sección

Festschrift en honor del Profesor Antonio José Romera Valverde